A Bacia Hidrográfica
Por: Eloiza Marques • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
A Bacia Hidrográfica é uma área definida e fechada topograficamente em um ponto do curso de água, de forma que toda a vazão afluente possa ser medida ou descarregada através deste ponto (GARCEZ, 1988).
A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (BRASIL. Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997).
O objetivo deste trabalho é fazer uma caracterização morfométrica e hidrológica de uma porcentagem da micro bacia Prosa, encontrada a Noroeste da região urbana de Campo Grande – MS, a partir da estimativa de alguns parâmetros físicos, como: Coeficiente de Compacidade, Fator de forma, Declividade, Altitude, Ordem e Densidade de drenagem; ressaltando a importância do levantamento de dados para o município, tendo em vista que é uma divisão nova, para que pudesse ser melhor planejada, e assim, diminuir os problemas relacionados à impactos ambientais e sociais
ÁREA EM ESTUDO
Caracterização da região
A cidade de Campo Grande está localizada no centro do estado de Mato Grosso do Sul. A sub-bacia em estudo, MB-Prosa 5, ocupa cerca de 12,8% da bacia do Prosa, localizada na região noroeste da região urbana de Campo Grande. Possui dois córregos em sua extensão, Córrego Sóter e Córrego Pindaré, e abrange sete bairros: Carandá, Autonomista, Mata do Jacinto, Coronel Antonino, Estrela Dalva, Novos Estados e Margarida. (CAMPO GRANDE, 2015)
No que diz respeito à vegetação, a região é formada por cerrado; com árvores de pequeno porte e troncos retorcidos; e campos. Apresenta clima tropical continental resultando em um inverno seco e um verão úmido. O período de chuvas respeita as estações sendo que se estende da primavera (setembro) até o fim do verão (março). (CAMPO GRANDE, 2015)
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para a caracterização da Bacia estudada (sub-bacia MB-Prosa 5), foram utilizados dados coletados em arquivos vetoriais da cidade de Campo Grande - MS e o auxílio de softwares de geoprocessamento, sendo possível, assim, calcular e delimitar somente a área em questão.
RESULTADOS
De acordo com os dados morfométricos encontrados, pode-se concluir que a sub-bacia MB-Prosa 5 apresenta baixa probabilidade de grandes enchentes devido ao seu fator compacidade e, com base no fator de forma está sujeita a enchentes, possui pobre densidade de drenagem. É uma bacia de 2ª ordem, com baixo grau de ramificação. Possui declividade média de 0,074m/m e relevo plano e, portanto, deduz-se que a água escoa em baixa velocidade e seu escoamento superficial é lento.
Sendo assim, a finalização desse artigo visa contribuir com a quantidade de dados em relação à uma porcentagem da Bacia Prosa, ressaltando a importância do levantamento de dados para o município, tendo em vista que é uma divisão nova, pois o estudo da Bacia Hidrográfica é importante para prever possíveis impactos ambientais e sociais, bem como manter uma boa conservação de suas características morfométricas.
...