A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Por: Giliard Almeida • 15/9/2018 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS – m1emta
CLEBER VARELLA MENDES DE SOUZA - 241492015
PORTFÓLIO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2018
CLEBER VARELLA MENDES DE SOUZA
PORTFÓLIO
Trabalho apresentado ao Curso Construção de Edifícios do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Técnicas e Materiais de Construção Civil.
Prof.º Allan Miranda Pereira
Guarulhos
2018
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Alvenarias são elementos da construção civil, restantes da união de blocos sólidos, justapostos, unidos com argamassa ou não, destinados a suportar principalmente, esforços de compressão.
Os blocos sólidos e resistentes que constituem as alvenarias podem ser simples blocos de pedra, obtidas pela extração de pedreiras graníticas ou outros tipos de rocha, como também podem ser fabricados especialmente para esse fim, como blocos cerâmicos, aglomerados com cimento, de gesso ou mesmo de vidro.
As alvenarias podem ter simplesmente função de divisória e de delimitação, sendo chamadas de alvenaria de vedação ou de divisão, bem como ter suportando carga de lajes, coberturas, caixas d’água, entre outros, sendo chamada, então, de alvenaria estrutural.
[pic 3][pic 4][pic 5]
Partindo pela história, as imagens acima mostram uma obra da época da colonização, onde o método utilizado era através de pedras de tamanhos variáveis, sendo as menores calçando as maiores, ficando com um acabamento totalmente irregular. As argamassas eram cal e areia, sendo o cal obtido através da queima de conchas e mariscos. Como aglomerante era usado o óleo de baleia nas argamassas para assentamento.
[pic 6]
[pic 7]
Tijolo maciço, também conhecido como tijolo comum e tijolo de barro cozido, não possui espaços vazios. Proporciona um bom conforto térmico e acústico.
É um tijolo com um gasto relativamente elevado de mão-de-obra e argamassa. Podendo ser deixado a alvenaria exposta, sendo possível escolher entre diversos modelos e cores, nesse caso é importante a impermeabilização e envernização.
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Tijolo cerâmico vazado, moldados com arestas vivas retilíneas. São produzidos a partir da cerâmica vermelha, tendo a sua conformação obtida através de extrusão.
...