A Capacidade de Produção
Por: lororiz • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
1-Definição de capacidade : É o volume de trabalho que pode ser feito num período de tempo determinado. Esta medida pode se referir a:
Um operador
Uma máquina
Um centro de trabalho
Empresa como um todo
A administração da capacidade dentro do PCP tem a função de medir , monitorar e ajustar limites e níveis para que sejam otimizados os sistemas produtivos e sejam executados os programas da produção.
2 - Classificação da capacidade
Capacidade disponível - É a capacidade de um sistema ou recurso de produção produzir uma quantidade de resultados (produtos, serviços) em um tempo determinado. É influenciada por:
- Especificações do produto
- Tempo para produzir o produto
- Fábrica e equipamentos
- Esforço do trabalho
A capacidade disponível pode ser calculada de duas maneiras:
- A medição e o calculo
- Capacidade medida ou demonstrada, que é determinada pelos dados registrados do passado.
Ex. Se um centro de trabalho produziu respectivamente 200, 230,190 e 220 horas-padrão de trabalho nas últimas 4 semanas, podemos calcular sua capacidade demonstrada como sendo a média desses resultados ou seja igual a 210 horas-padrão*
Capacidade demonstrada = 200+230+190+220 = 210 horas-padrão 4
* Horas –padrão : é o tempo padrão calculado através de técnicas de estudos de tempos e movimentos para a execução de um determinado trabalho executado por um operador qualificado, operando em ritmo normal e seguindo um método de fabricação definido.
Ex. Se para a produção de uma determinada peça leva-se 0,5 horas isso significa que em uma hora-padrão de trabalho serão fabricadas duas peças.
Ou podemos dizer que se este centro de trabalho produziu 10 horas-padrão de resultados ele teria produzido 20 peças.
Capacidade calculada – Também chamada de estimada, é calculada pelo produto do tempo disponível, da utilização e da eficiência.
Capacidade calculada = tempo disponível x utilização x eficiência
Tempo disponível – É o número de horas que um recurso de produção pode ser utilizado, ou seja está disponível. É o máximo de horas que se pode esperar de um centro de trabalho.
Ex. Um centro de trabalho que opera 4 máquinas durante 5 dias da semana em dois turnos de 8 horas cada teria 320 horas de tempo disponível .
Tempo disponível = 4 x 5 x 8 x 2 = 320 horas /semana
Utilização - Relação entre as horas efetivamente trabalhadas pelo centro de trabalho e o seu tempo disponível.
...