A Comunicação na Engenharia
Por: irisdedeus • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.168 Palavras (9 Páginas) • 414 Visualizações
Faculdade Nossa Cidade
Projeto Integrador Orientado II
Projeto Integrador Orientado II
“Comunicação na Engenharia”
2º Sem. Engenharia Civil -Turma A
Carapicuíba/SP
2015
Faculdade Nossa Cidade
Projeto Integrador Orientado II
Projeto Integrador Orientado II
“Comunicação na Engenharia”
2º Sem. Engenharia Civil -Turma A
Alunos:
EDSON BEZERRA DA SILVA JUNIOR – RA 10297
JOÃO CARLOS SANDRI – RA 86571
JOELSON DE MENDONÇA FERREIRA – RA 78831
JULIANE RAFAELA SILVA DE PAULA – RA 82770
JÚLIO CÍCERO PEREIRA DE SOUZA – RA 82473
LIS MÔNICA AMARAL QUEIROZ – RA 84007
Orientador(a):
PROFESSORA ROBERTA RAGGI
Carapicuíba/SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03 1.1 Objetivo ................................................................................................... 03 2. Estudo de caso em três falhas de comunicação na Engenharia ........................ 03 2.1 Primeiro Caso – Ponte de Laufenburg (entre Alemanha e Suíça) ......... 04 2.2 Segundo Caso – A Ponte do Milênio (Londres) ..................................... 05 2.3 Terceiro Caso – Edifício Núncio Malzoni (orla de Santos/SP).............. 06 3. Estudo de caso em falha identificada em trecho do Rodoanel ...........................07 3.1 Rodovia com Pavimento Rígido ..............................................................07 3.2 Problema no Pavimento Rígido ...............................................................07 3.3 Falha na Selagem das Juntas..................................................................08 3.4 Solução ...................................................................................................09 4. Soluções para o problema de comunicação na Engenharia .............................. 10 5. Referências Bibliográficas ...................................................................................11 |
- Introdução
Nesta geração informatizada, a comunicação é uma das mais eficazes formas de trocar informações, compartilhar conhecimentos e executar tarefas no dia a dia. Obstáculos na carreira de um engenheiro são praticamente inevitáveis na ausência da comunicação, faz-se necessário que ele e demais técnicos da equipe estejam concentrados nas atividades e atentos aos meios de comunicação, seja ela falada, escrita, por meios de gráficos ou projetos dos quais podem fazer uso a fim de alcançar seu público alvo.
Palavras Chaves: comunicação, engenharia, informação e receptor (público alvo).
- Objetivo
O objetivo mor é fazer compreender que o alcance do sucesso nos empreendimentos deve-se principalmente à boa comunicação em quaisquer organizações.
Ao atingir este objetivo espera-se chegar ao final do presente trabalho com um razoável conhecimento sobre a importância da comunicação, bem como os conceitos de produtividade e os fatores que podem ser melhorados, otimizando assim a produção e, sobretudo, os custos que esta envolve.
2. Estudo de caso em três falhas de comunicação na Engenharia
Há espalhadas pelos continentes diversas obras de diferentes proporções de medidas e de falhas em sua engenharia, causada pelo falho processo de comunicação durante o projeto e/ou em seu desenvolvimento, citamos três casos a seguir:
2.1 Primeiro Caso – Ponte de Laufenburg (entre Alemanha e Suíça)
[pic 1] | Sobre o Rio Reno, no ano de 2004 construía-se a ponte de Laufenburg interligando Alemanha e Suíça, porém um grave erro de cálculo foi constatado já próximo a finalização da mesma quando ambos os lados se encontrara. Verificou-se já na etapa final que o trecho alemão era 54 cm mais alto que o trecho suíço. |
Esta obra de arte especial teve sua medida definida através do nível do mar de referência. Enquanto a Alemanha mede a altura com base do mar do norte, a Suíça opta pelo mediterrâneo. Porém o nível do mar varia de um lugar para outro.
O problema ocorreu porque não houve um alinhamento prévio entre os engenheiros dos dois países, contudo era necessário dar uma solução para o ocorrido e assim foi corrigido o desnível através do rebaixamento dos pilares mais elevados, do lado alemão.
Além da falha de comunicação já no início do projeto quando não definiram a referência do nível do mar a utilizarem, outros erros são constatados durante o andamento da obra, como por exemplo, a análise dos apontamentos topográficos entre os dois países.
A utilização de uma linguagem técnica única e objetiva teria sido ferramenta excelente no processo de comunicação entre Alemanha e Suíça durante a execução desta obra.
2.2 Segundo Caso – A Ponte do Milênio (Londres)
[pic 2] | Em junho de 2000, Londres constrói uma ponte para pedestres, marcando o início do milênio, unindo o Museu Tate Modern (margem sul do rio Tâmisa) à Catedral de Saint Paul (à margem norte). Porém sua estrutura de 350 metros de comprimento tremia de forma preocupante quando se caminhava sobre ela. |
...