A Contenção de talude
Por: Matheus Dessbesell • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUI
MATHEUS BUZZATTI DESSBESELL
PROJETO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO E ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE TALUDE
MECÂNICA DOS SOLOS II
Prof: ME. CARLOS ALBERTO SIMÕES PIRES WAYHS
Ijuí
Junho de 2018
MATHEUS BUZZATTI DESSBESELL
PROJETO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO E ANÁLISE DE TALUDE
Relatório de Mecânica dos Solos 2, matéria do curso de Engenharia Civil apresentado como requisito parcial para aprovação na matéria.
Prof: ME. CARLOS ALBERTO SIMÕES PIRES WAYHS
Ijuí
Junho de 2018
- Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 ANÁLISE DE TALUDE 5
3 PROJETO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO 10
3.1 Estrutura de Contenção Adotada (Muro de flexão) 10
4 CONCLUSÃO 13
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇÃO
O referente relatório tem por objetivo apresentar a análise de um talude e o projeto de uma estrutura de contenção. O mesmo proposto pelo professor Me. Carlos Alberto Simões Pires na disciplina de Mecânica dos Solos II. Com as alturas já definidas, de corte e talude de 7,95 metros e altura do nível da agua de 1,75 metros.
Foram utilizados o software MacStars da empresa Maccaferri, o software AutoCAD da empresa Autodesk, planilhas do Excel para a resolução dos cálculos, para auxiliar no processo de confecção deste relatório.
A escolha do muro de contenção será feita com base nos resultados obtidos, e verificações do método mais eficiente para a execução do talude, para que o mesmo apresente os fatores de segurança necessários.
- ANÁLISE DE TALUDE
Com as características do solo de Ijui/RS, foi desenvolvido uma análise de talude. Utilizando o software MacStars para simular um talude natural, com um fator de segurança aproximadamente maior ou igual a 1,5. As propriedades dos solos, a geometria das camadas, a superfície geométrica e a análise da estabilidade global, combinadas no programa, resultaram no FS = 1,500; Como mostram as figuras a seguir:
Dados do talude:
H: 7,95 m.
Hw: 1,75 m.
Figura 1 – Propriedades do solo
[pic 1]
Fonte: Autoria própria, 2018
Figura 2 – Geometria da camada
[pic 2]
Fonte: Autoria própria, 2018
Figura 3 – Superfície piezométrica Figura 4 – Análise da estabilidade global
[pic 3] [pic 4]
Fonte: Autoria própria, 2018 Fonte: Autoria própria, 2018
Figura 5 – Análise da estabilidade global com FS=1.500
[pic 5]
Fonte: Macstars, 2018
Com dados obtidos através do software MacStars, foi realizado desenho do talude no software AutoCad, com a superfície de ruptura potencial crítica simulada. O fator de segurança também foi calculado pelo Método de Fellenius e o Método de Bishop e para isso, foram feitas quinze fatias no desenho do talude, como mostra a figura 6. O Método de Taylor, é um método gráfico que também foi utilizado para o cálculo do FS.
Figura 6 – Representação gráfica do talude Fonte: Autoria própria, 2018
[pic 6]
Fonte: Autoria própria, 2018
O Método de Fellenius foi realizado através de uma planilha no Excel, sendo necessário adicionar valores retirados do desenho feito no AutoCad, o fator de segurança que o MacStars forneceu foi de 1,500 e sendo assim, o Método de Fellenius resultou em um FS de 1,420, um valor aproximado de 1,500. O Método de Taylor foi efetuado também através de uma planilha no Excel, porém com os valores resultantes do Ábaco, apresentou-se um FS de 1,627, que comparado com a análise do MacStars, 1,500 esta um pouco acima.
Para o Método de Bishop, os cálculos foram realizados através da planilha no Excel, com valores obtidos do desenho no AutoCad, e esse método apresentou um FS igual a 1,553. Pode-se dizer que a diferença com o programa MacStars (FS 1,500), é mínima. Essa diferença por ser expressa pela relação entre FS Bishop / FS MacStars, que é igual a 1,035495. As figuras 7, 8 e 9 apresentam respectivamente o Método de Fellenius, o Método de Taylor e o Método de Bishop, calculados no Excel.
Figura 7 – Método de Fellénius
...