A DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Por: William Martiniano • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Proposta: Reciclagem de lixo urbano e estrutura de aterros sanitários adequadados para o tratamento e armazenamento.
Argumento 1
Impactos Ambientais
Em pleno século XXI, ainda nas grandes cidades brasileiras não existe uma política eficiente de reciclagem de lixo, em Guarulhos por exemplo vejo que existe um enorme impacto ambiental pelo descarte inadequado de lixo. Não existe uma coleta seletiva e consequentemente materiais que poderiam ser reciclados como plásticos, vidro e metais são destinados para lixões ou aterros sanitários. Além disso, a destinação final do lixo nem sempre ocorre de forma correta, o lixo hospitalar, por exemplo, deve ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e ser isolado da população, porém, parte desse lixo é depositada em lixões a céu aberto, o que pode causar a proliferação de doenças.Mas não é só o lixo hospitalar que gera problemas para a população e o meio ambiente, durante o processo de decomposição da parte orgânica biodegradável do lixo (restos de alimentos) ocorre a liberação de gases poluentes, o que ocasiona a poluição do ar, além do chorume (liberação da umidade contida nos resíduos orgânicos), que polui o lençol freático.
Argumento 2
Impactos Sócio-econômicos
O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. Á parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
Conclusão:
A falta de estrutura e empenho dos políticos em solucionar o problema do lixo tem grave consequências para o meio ambiente. É necessário um investimento do governo em aterros sanitários construídos em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Trabalho de consientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo.
...