A Dosagem de Concreto
Por: Gustavo Souza • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 589 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
Introdução
As adições minerais matérias- primas, tais como silicosos finamente fragmentados, usualmente adicionado ao concreto em quantidades moderadamente grandes, que variam de 20 a 70% por massa do material cimentício total. Ainda que as pozolanas naturais em estado inalterado ou após a ativação térmica ainda sejam utilizadas em diversas partes do mundo, devido a fatores econômicos e ambientais, muitos subprodutos industriais tem transformado fonte primária de adições minerais no concreto.
Os agregados minerais são formados por uma liga que pode agregar pó de quartzo, materiais metálicos, escória granulada de alto forno, sílica ativa, pigmentos e aditivos. Introduzir esses materiais em aterros e córregos resulta em perda de material e causa sérios danos ambientais. Utiliza-los como agregado para o concreto ou na obra de base em estradas é uma utilização de baixo valor que não dispõe o potencial pozolânico e cimentantes dos produtos. Com controle de qualidade adequado, uma vasta quantidade de subprodutos industriais pode ser inclusos ao concreto, em estado de cimento Portland composto ou com adição mineral. Ao usar um subproduto pozolânico e/ou cimentício pode ser usado em substituição parcial ao cimento Portland no concreto. Ocorre uma considerável economia de energia e custo.
Os meios pelos quais a reação pozolânica desempenha uma efeito positivo nas propriedades do concreto é a mesma, independente do episodio de o material pozolânico ser adicionado ao concreto em formato de adição mineral ou como composto do cimento Portland. Ficam claras as possíveis vantagens da engenharia a serem obtidos com o uso de adições minerais no concreto, incluem melhor inercia a fissuração térmica devido ao baixo calor de hidratação, aumento da resistência final e a impermeabilidade devido ao refinamento dos poros, fortificando a zona de transição na interface, uma durabilidade bem maior diz respeito ao ataque por sulfato e a expansão pela reação álcali-agregado.
O material cimentante é apto em formar produtos cimentantes, como o C-S-H, sem a utilidade do hidróxido de cálcio existente no cimento Portland. Seu processo de hidratação é lento, no entanto quando usado como adição ou substituição em cimento Portland, sua hidratação é frenética na presença de hidróxido de cálcio e gipsita, como é o caso da escória granulada de alto-forno. O filler é um material finamente dividido sem atividade química, cujo desempenho é basicamente um resultado físico de acondicionamento granulométrico e ação como pontos de nucleação para a hidratação dos grãos de cimento. As adições minerais utilizadas em concretos para fins estruturais variam conforme sua forma de ação, podendo ser classificadas da seguinte forma.
∙ Cimentantes: escória granulada de alto-forno.
∙ Cimentantes e pozolânicos: cinza volante com alto teor de cálcio.
∙ Superpozolanas: sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz predominantemente amorfa.
∙ Pozolanas comuns: cinza volante com baixo teor de cálcio, argilas calcinadas, cinzas vulcânicas.
∙ Pozolanas pouco reativas: escórias de alto-forno resfriadas lentamente, cinza de casca de arroz predominantemente cristalina.
∙ Filler: calcário, pó de quartzo, pó de pedra.
As adições minerais são divididas em dois grupos:
...