A ELETRÔNICA NA ENGENHARIA
Por: Wellington Morais • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.716 Palavras (11 Páginas) • 293 Visualizações
- ETAPA 1
Passo 1:
Diodo é uma junção metade do tipo P (ânodo) e metade do tipo N (cátodo), que forma o cristal PN. Um Diodo age como um condutor perfeito quando polarizado diretamente e o sentido de fácilcondução de corrente é do anodo para o catodo, e como um isolante quando polarizado reversamente. O diodo pode ser definido como um componente que basicamente permite a passagem da corrente elétrica somente num sentido é usado principalmente em circuitos retificadores que transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente elétrica. Para que o diodo possa conduzir diretamente é necessário que se aplique uma tensão maior do que a tensão denominada “barreira de potencial”, sendo esta da ordem de 0,7V para diodos de Silicio e 0,3V para diodos de Germânio.
Figura 1
[pic 3]
Passo 2
Os tipos de diodos são :
1-Diodo Túnel
[pic 4]
O diodos túnel é pouco usados atualmente. As principais desvantagens são a baixa potência e o custo. transmitem eletricidade por meio de um efeito de mecânica quântica chamado de tunelamento, que permitem que os elétrons passem livremente através de barreiras.
Um componente simples, o diodo túnel, é um diodo, entretanto com características de resistência negativa que permitem seu uso em circuitos semelhantes aos osciladores de relaxação com transistores unijunção(transistor que pode ser utilizado em osciladores de baixa frequência, disparadores, estabilizadores, geradores de sinais, dentes de serra e em sistemas temporizados )ou lâmpadas neon(lâmpada de descarga em gás que contém sobretudo néon a baixa pressão).
2-Diodo Zener
[pic 5]
Para além da denominação Díodo Zener, é também conhecido por diodo de ruptura, diodo de tensão constante, díodo regulador de tensão ou diodo de condução reversa.O díodo zener quando polarizado inversamente (ânodo a um potencial negativo em relação ao cátodo) permite manter uma tensão constante aos seus terminais (UZ) sendo por isso muito utilizado na estabilização/regulação da tensão nos circuitos.Basicamente os diodos zener são usados como reguladores de tensão, Ceifadores desviam tensões para que não alimentem certas partes do circuito onde essas tensões são indesejadas, detectores de nível de tensão usados para sinalização, alarme ou controle, proteção de leds.
3 – Diodo Varicap
[pic 6]
Varactors são utilizados como condensadores de tensão controlada. Eles são comumente usados em osciladores de tensão controlada, amplificadores paramétricos e multiplicadores de frequência. Osciladores de tensão controlada tem muitas aplicações, tais como a modulação de frequência para transmissores de FM e loops de fase bloqueada. Loops de fase bloqueada sejam utilizados para os sintetizadores de frequência como músicas,rádios, televisores e telefones celulares.
4 – Diodo Schottky
[pic 7]
serve para diminuir a carga "armadilha" no diodo. Um diodo comum ao passar da região direta de condução para a reversa, produz em um curto tempo uma corrente reversa alta, resultante de cargas armadilhas, tendo um efeito importante no uso de diodos através de frequência alta, com a fabricação de um diodo utilizando-se ao invés do material P um metal, não haverá lacunas que possam armadilhar elétrons vindos dos outros materiais durante a corrente direta, de forma que na passagem para corrente reversa haverá este aumento de corrente. Este componente é tambem muito utilizado em circuitos retificadores e chaveadores rápidos,onde tem sua maior aplicação. Um diodo de silício normal tem uma queda de tensão entre 0,6-0,7 volts, enquanto que uma queda de tensão no díodo Schottky é entre cerca de 0,15-0,45 volts. Esta queda de tensão inferior pode proporcionar maior velocidade de comutação e melhor eficiência do sistema.
5 – Diodo Shockley
[pic 8]
O diodo Shockley é um tiristor de dois terminais: ânodo e cátodo. Ele contém quatro camadas semicondutoras que formam uma estrutura pnpn. Ele age como um interruptor está aberto até que a tensão aplicada para a frente atinge um determinado valor, em seguida, fecha e permite a condução. Condução continua até que a corrente seja reduzida abaixo de um valor específico ( I H ). Com uma tensão de ruptura de 10 V. Deste modo, se a tensão de alimentação é correcta, ou seja, de 9 V, o díodo está aberta, nenhuma corrente flui através dele e o lâmpada será desligado. Mas, se a tensão de alimentação é superior, por uma falha na operação de uma tensão de 10 V, o díodo entra em saturação e a lâmpada se acende. Esta permanecerá no (e diodo fechado) embora a tensão retorna ao 9V, mostrando, assim, que não tem sido um fracasso. A única maneira de desligar a lâmpada seria desligado.
6 – Diodo PIN
[pic 9]
Um diodo PIN obedece à equação de diodo padrão para sinais de baixa frequência. Em frequências mais altas, o diodo se parece com um resistor quase perfeita (muito linear, mesmo para grandes sinais). Existe uma grande quantidade de carga armazenada na região intrínseca . Em baixas frequências, a carga pode ser removido e o diodo desliga.Em frequências mais altas, não há tempo suficiente para remover a carga, de modo que o diodo nunca se apaga. O diodo PIN tem uma pobre tempo de recuperação inverso.Os Diodos PIN são úteis como chaves de RF , atenuadores , fotodetectores e transformadores de fase.
7 – Diodo Fotodiodo
[pic 10]
A finalidade de um sensor fotoelétrico é converter um sinal luminoso (luz ou sombra) num sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico. Diferentemente do olho humano, a maioria dos sensores fotoelétricos podem "ver" muito mais do que os nossos olhos. Em outras palavras, esses sensores em sua maioria podem perceber tanto radiação infravermelha como ultravioleta. São utilizados em painéis solares , o fotodiodo acoplado com o led ele passa a ter a função de receptor pois ele não emite luz fazendo assim com que o led assuma o valor acenda ou apague .
...