A ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA
Por: thamylys • 17/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 313 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA - UFOB
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA
ANTÔNIA FÁBIA DO NASCIMENTO FREIRE
CAASSIA TEODORO BARBOSA
MARIA EDUARDA
OZANIA BOMFIM NASCIMENTO
RENATA
THAMYLYS BASTOS OLIVEIRA
1° RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
CONTROLE DE PH EM ÁCIDOS
DETERMINAÇÃO DE PH
Luís Eduardo Magalhães – BA
2018
ANTÔNIA FÁBIA DO NASCIMENTO FREIRE
CAASSIA TEODORO BARBOSA
MARIA EDUARDA
OZANIA BOMFIM NASCIMENTO
RENATA
THAMYLYS BASTOS OLIVEIRA
1° RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
CONTROLE DE PH EM ÁCIDOS
DETERMINAÇÃO DE PH
Relatório apresentada a Universidade Federal do Oeste da Bahia como requisito parcial de avaliação da disciplina Bioquimica geral e experimental, orientado pela Professora Dr. Bruno Motta de Oliveira.
Luís Eduardo Magalhães – BA
2018
- INTRODUÇÃO
Os ácidos e bases são classes de compostos de grande importância na química. Bastante utilizados em diversos ambientes para diferentes fins, em sua grande maioria, procedentes de industrias, no entanto, são encontrados também em componentes dos líquidos biológicos nos quais desenvolvem um papel de grande relevância.
Ácidos são substâncias que ionizam em solução aquosa para formar íons de hidrogênio, aumentando a concentração de íons H+ (aq), se comportando comumente como doadores de prótons. As bases por sua vez, ao reagirem aceitam os íons H+ e instantaneamente começam a produzir íons de hidróxidos OH- quando dissolvidos em água (BROWN, 2005).
Boa parte dos ácidos e bases encontrados na natureza em sua grande maioria são tidos por ácidos e bases fracas, ou seja, são eletrólitos fracos onde, parcialmente se ionizam. Os ácidos e bases que são eletrólitos fortes, se ionizam completamente em solução são chamados de ácidos e bases fortes (ATKINS, 2006 ).
Ácidos fortes tem por característica sua grande facilidade de reatividade que por sua vez depende diretamente da concentração H+ (aq), os mais conhecidos são: HCl, HNO3 e H2SO4 e o ácido HF é um dos ácido fraco.
As bases fortes mais comuns são os hidróxidos de Li+, Na+, K+, Rb+ e Cs+ e a fraca mais conhecidas é NH3 que ao reagir com água formará íons OH-.
As soluções de ácidos e bases possuem suas características próprias o que as possibilitam terem propriedades muito diferentes. Quando tais soluções são misturadas ocorre uma reação de neutralização e seus produtos não possuiram caraterísticas de solução ácida nem básica. No geral, os produtos originados de uma reação de neutralização de um ácido com uma base serão um sal e água (BROWN, 2005).
HCl (aq) + NaOH (aq) → H2O (l) + NaCl(aq)
- OBJETIVO
Observar e realizar a reação de neutralização entre um ácido e uma base, verificando o pH de cada substância envolvida nessa reação.
Determinar o pH em soluções tampão de pH 2.0, 4,0, 7,0, 9,0, 10, e 11,0. Utilizando indicador universal.
- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais utilizados:
- Tubo de ensaio
- Clara de ovo
- Lamparina
- Acetona
- NaOH
- NaCl 0,9%
- NaCl 1 mol
3.2 Procedimentos experimentais
Efeito da temperatura
Inicialmente foi realizada a separação da gema da clara do ovo, e em seguida foi adicionado em um tubo de ensaio 2 ml de clara de ovo diluída em salina, logo após foi realizado o aquecimento do tubo de en
Pratica 2
Inicialmente foi adicionado a cada tubo de ensaio 9,0ml de água destilada, em seguida no primeiro tubo de ensaio foi adicionado 1 ml de solução tampão pH 2,0, no segundo tubo de ensaio solução tampão pH 4,0 e assim sucessivamente até a última solução tampão pH 11 e em cada tubo de ensaio foi adicionado 3 gotas do indicador universal, e os resultados correspondentes foram anotados na tabela I.
Para a segunda parte da pratica, foram utilizados 4 tubos de ensaio, e em cada tubo foi adicionado 3 gotas de indicador universal, e nos tubos1 e 3 foram adicionados 10,0mL de água destilado, nos tubos 2 e 4 foram adicionados 9,0 mL de água destilada e 1,0mL de solução tampão pH 7,0.
O pH de cada solução foi determinado comparando com os resultados da tabela I, em seguida foi acrescentado 1 gota de Naoh 1,0mL nos tubos 1 e 2 , foram homogeneizados e analisados os resultados comparando com a tabela I, e com o auxílio de uma pipeta foi introduzido ar expirado durante 15s na solução do tubo 1 e foi determinado o pH com o auxílio da tabela 1.
Pratica 3
Inicialmente foi mensurado 5 ml de água destilada em um bequer, em seguida a aluna Ozania bocejou durante 15 min, a saliva foi recolhida em um copo descartável e foi transferida 5ml da saliva para o tubo de ensaio, em outro tubo de ensaio foi adicionado 5 ml de água pura, foi realizada a medição do pH da água pura e da saliva os valores obtidos foram anotados, logo após foi adicionado 1ml de HCl na solução da saliva, a mesma quantidade foi adicionada a água pura, e o valor do pH tanto da água quanto da saliva foram mensurados e anotados, novamente fora adicionado 1ml de HCl na solução com saliva, esse procedimento foi feito mais duas vezes em todas as vezes o pH foi medido e anotado todos os dados.
...