TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE MÉTODOS

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Veiga de Almeida

Engenharia de Produção

AVA1 – ENGENHARIA DE MÉTODOS

Aluna: Etelvina Sodré da Rocha Guilherme

Matrícula: 2020130265

Polo Duque de Caxias

2022.3

Sumário

Trabalho da Disciplina        2

Introdução        2

1.        Just in time        3

2.        Engenharia simultânea        3

3.        Tecnologia de grupo        3

4.        Consórcio modular.        3

5.        Células de produção        4

6.        Sistemas flexíveis de manufatura.        4

7.        Manufatura integrada por computador.        4

Referências bibliográficas        4

Trabalho da Disciplina

Novos conceitos nos processos produtivos

O trabalho consiste na apresentação dos novos conceitos relacionados aos processos produtivos que visam a adequação dos postos de trabalho de modo que o operário possa trabalhar com mais saúde e produtividade. Esses conceitos possibilitam que os arranjos físicos, ou leiautes, dos chamados “chãos de fábrica” proporcionem essa adequação. 

Explique resumidamente cada um dos conceitos apresentados a seguir: 

  1. Just in time
  2. Engenharia simultânea. 
  3. Tecnologia de grupo. 
  4. Consórcio modular. 
  5. Células de produção. 
  6. Sistemas flexíveis de manufatura. 
  7. Manufatura integrada por computador.

Introdução

Os processos produtivos são caracterizados por atividades realizadas através de procedimentos pré-definidos e coerentes em cada etapa da cadeia de produção, referente à rotatividade nas entradas e saídas, onde o objetivo é agregar valor ao produto final dos produtos. A partir disso iremos trabalhar nos conceitos que predispõem alterações no modo como os “chãos de fábrica” realizam suas funções dentro da organização.

  1. Just in time

Just in time é uma tecnologia que visa atender a demanda instantaneamente com qualidade perfeita e sem desperdício, onde o sistema é totalmente interdependente, e todas as fases são cruciais e importantes para finalizar o processo de produção. Deste modo, quando surge imprevistos durante a produção, em qualquer que seja o estágio, o senso de urgência é ativado, aumentando a pressão num todo para solução do problema, e após isso toma-se ações preventivas para que os empecilhos não sejam causadores de uma nova paralisação e pertinente a isso o colaborador se compromete em realizar suas tarefas e desenvolver sua função. No fim, obtemos o que Just in time promete, mais eficiência, mais comprometimento da equipe, e menos desperdícios e menos capital parado em forma de estoque, em outras palavras, produção enxuta, eficiência e zero desperdícios.

  1. Engenharia simultânea

Engenharia Simultânea é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa para o desenvolvimento de aplicações, que combina diferentes funcionalidades em uma única interface gráfica do usuário. Impactando em todos os elementos do ciclo de vida do produto, do início ao fim, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. Podemos incluir em seu conceito, a cooperação e o consenso entre os integrantes, o emprego de recursos computacionais e a utilização de metodologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com