A ENGENHARIA DE MÉTODOS
Por: aliinekaren • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Engenharia de Métodos
É o estudo de tempos e movimentos, tem como objetivo estudar qualitativamente e quantitativamente um processo produtivo ou administrativo, ou seja, melhorar a forma de se produzir algo e em cima disso, fazer com que haja uma padronização.
Ela surgiu através dos estudos de 3 pessoas:
Frederick H. Taylor, que estudava os tempos;
Frank e Lillian Gilbreth, que estudavam os movimentos.
Taylor começou seus estudos relativos ao trabalho em 1881, ele começou seu estudo através de 2 linhas de pesquisas, que foi a questão fisiológica, observando as limitações, os biótipos dos trabalhadores e a também começou a medir o tempo de trabalho, através da cronometragem para obter um tempo padrão de realização das tarefas. Em 1889 ele e fez o estudo sobre pás, onde ele queria associar o tempo de estudo de método à remuneração “todo mundo ganha igual”.
O Casal Gilbreth, já em 1885 pensanvam mais em estudar e melhorar a linha de produção, observaram que para ter um melhor resultado era necessário uma padronização “procedimento”. Em 1912 apresentou o estudo de micro movimentos, através de câmeras cinematográficas.
No Brasil, desenvolveu-se com o nome de Engenharia de Produção e/ou Econometria, a partir de 1950. Outros fatores como o recente desenvolvimento japonês e a adoção da temática da Qualidade & Produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas, públicas, industriais, serviços e de governos, consolidaram essa difusão.
Como nasceu dentro da Engenharia Mecânica, a Engenharia de Produção industrial, da Econometria se dedicou inicialmente às dimensões físicas dos sistemas produtivos. Na década de setenta, notou-se mesmo no Brasil, que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção - Econometria ganhou notável desenvolvimento e tornaram-se independentes de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias. A Engenharia de Produção é uma habilitação específica aplicável a qualquer uma das seis grandes áreas da engenharia e economia como um todo, segundo Mario Henrique Simonsen. Assim, existem cursos de Engenharia de Produção Plena (envolvendo todas as seis grandes áreas), Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Civil, Engenharia
As condições controladas de medição dos tempos, tomadas sob condições normais de trabalho, determinam os tempos padrões para tarefas, operações e atividades. A obtenção dos dados pode ser realizada de diversas maneiras, tais como, cronometragem, cronoanálise, filmagem e registro por dispositivos, fluxogramas;
Paletização de Cargas
Paletização é a consolidação de diversas unidades de produto acabado ou semi-acabado sobre uma plataforma de madeira ou outro tipo de material, visando tonar mais ágeis e seguras as operações de manuseio, armazenagem, movimentação através de empilhadeiras e paleteiras, reduzindo em grande parte a Mao de obra e agilizando o processo de movimentação do produto.
Análise da Operação
Como a maioria dos paletes são padronizados, largura, altura , dependendo do produto a ser carregado tem que ser mais ou menos produto em cima da do palete. Deve também analisar os espaços para os paletes. Esse detalhes impactam no desenvolvimento do trabalho, na agilidade etc.
Deve se analisar o tipo de produto, a quantidade, o espaço do armazém para quando for fazer o movimento de paletização seja feita de forma padrão, onde todas as etapas sejam cumpridas sem qualquer tipo de parada. Para que isso seja feito de maneira correta, é necessário um treinamento, um monitoramento de todos os processos e através disso, verificar se a maneira que está sendo feito é a forma mais adequada onde se tem maior produção, menos custo, menos tempo de produção.
...