A ENGENHARIA SUSTENTÁVEL
Por: JamaraGama • 14/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.404 Palavras (14 Páginas) • 227 Visualizações
RESUMO
As empresas de construção civil têm convivido com inúmeras críticas relacionadas ao desperdício de materiais nas obras. Assim, essa área torna-se uma grande colaboradora para um dos piores problemas enfrentados nas áreas urbanas: o entulho. O grande volume de destroços desprezado muitas vezes está relacionado ao desperdício de materiais e possui um número significativo nas construções. Existem oportunidades de redução das perdas de
materiais através de melhorias no manuseio e estocagem dos mesmos. Dessa forma, o foco principal do estudo é averiguar possíveis medidas que a engenharia civil pode agregar para práticas que objetivam desenvolver a cultura de preservação ambiental, que estimulem a capacitação, a educação ambiental, à reciclagem, o reaproveitamento e a não geração dos resíduos da construção. A alternativa de maior destaque, seria portanto, a realização de uma engenharia sustentável.
Palavras-chave: Resíduos da construção civil, desperdícios, engenharia sustentável.
ABSTRACT
The construction companies have lived with several criticisms related waste materials in the works. Thus, this area becomes a major contributor to one of the worst problems faced in urban areas: the rubble. The large volume of debris is often overlooked related to wastage of materials and has a significant number in the buildings. There are opportunities to reduce the losses of materials through improved handling and storage thereof. Thus, the main focus of the study is to investigate possible measures that civil engineering can add to practices aimed at developing a culture of environmental preservation, that stimulate training, environmental education, recycling, reuse and not waste generation of construction. The most prominent alternative would thus achieving a sustainable engineering.
Keywords: construction waste, waste, sustainable engineering.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................5.
DESPERDÍCIO E PERDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.....................................6
ORIGEM DO DESPERDÍCIO..................................................................6
FORMAS DE DESPERDÍCIO NA EXECUÇÃO DE OBRAS................7
PERDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.......................................................8
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL.............................................8
RECICLAGEM...................................................................................................10
MATERIAIS RECICLÁVEIS....................................................................10
MATERIAIS DURÁVEIS..........................................................................11
MATERIAIS ALTERNATIVOS.................................................................11
CONCLUSÃO....................................................................................................14
ANEXOS............................................................................................................15
REFERÊNCIAS.................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que o crescimento urbano tem aumentado significativamente, e em consequência disso ocorre o aumento de edificações e demais obras da engenharia. As práticas sustentáveis são importantíssimas para que os impactos negativos para o planeta sejam diminuídos. foi lançado no Rio em 1992 durante a conferência das nações unidas, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a agenda 21que é um documento que sistematiza plano de ação objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável. Esse documento busca implantar projetos e programas ambientais através de uma politica que usa a justiça social e a preservação do meio ambiente.
É fundamental o interesse na redução de impactos ambientais associados ao setor da construção civil, seja na extração de matéria prima, na fase de beneficiamento e fabricação de componentes para a construção, no uso de materiais reaproveitados e reciclados e até mesmo, na demolição da mesma.Uma estrutura ambientalmente sustentável é aquela que se preocupa com todos os processos contidos no erguimento da obra e também no seu entorno. Preocupando-se com a qualidade de vida tanto dentro quanto no exterior, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, levando também em consideração os aspectos sociais.
Atualmente os modelos mais utilizados para as construções sustentáveis é o da ecoficiência e a Produção Mais Limpa – PML, onde além de permitir uma real adequação das atividades humanas e do meio ambiente, seja ele interno ou no entorno do empreendimento, tornou-se uma ferramenta estratégica para a competitividade no meio empreendedor. O cuidado ambiental, assim como a sua adequação à legislação vigente se tornou uma preocupação crescente e que proporcionará um caminho mais seguro para se obter um padrão de desenvolvimento de métodos e técnicas de produção mais limpa. A ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas por meio de uma boa qualidade de vida, promovendo ao mesmo tempo a redução progressiva dos impactos ambientais e do consumo de recursos de forma inteligente, eficaz e duradoura.
A “Produção mais limpa” significa a ampliação continua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de materiais primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. A PML é um exemplo de como os recursos naturais pode ser utilizados segundo o desenvolvimento sustentável. Ele visa uma sustentabilidade a longo prazo, e mostra a preocupação do efeito das atividades na comunidade em que atua. Visando mostrar que é possível proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, obter ganhos econômicos, buscaram criar Centros Nacionais de Produção Mais Limpa em países em desenvolvimento, para implantar a PML em empresas de vários setores.
...