A ERGONOMIA - DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Por: Christian Ferreira • 10/5/2020 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Profº Sérgio Kyrillos
Distribuição e Armazenagem
Modalidades de transportes e suas características
O setor de logístico no Brasil é muito grande, por sua vasta extensão de território, com isso o mundo corporativo busca soluções diferenciadas de transporte para suas cargas.
Por sua vez, o mercado trabalha com três diferentes conceitos para transporte, sendo o mais simples o Unimodal, onde é emitido apenas um documento fiscal e utilizado apenas um meio transporte para a mercadoria, porém a responsabilidade da carga e dos demais custos, dependerá da forma como o documento fiscal for emitido.
Os meios mais complexos para locomoção de carga são utilizados mais de um meio de transporte, esses conceitos são chamados de Multimodal e Intermodal, onde cada um dos conceitos tem suas diferenças e semelhanças.
O conceito de Multimodalidade é uma opção que se caracteriza pela utilização de dois ou mais modais para transportar as mercadorias da origem até o destino final, utilizando transporte por rodovias, ferrovias, marítimo, aéreos entre outras opções, porém, todo esse procedimento é utilizado por apenas um documento fiscal que é emitido pela empresa de transporte multimodal, assumindo total responsabilidade pela mercadoria.
Já o conceito de Intermodalidade também é uma opção que se caracteriza pela utilização de dois ou mais modais para transporte das mercadorias, porém, é emitido um documento fiscal para cada operação, transferindo também a responsabilidade da carga para os transportadores participantes da operação, por exemplo, sempre que houver mudança de modal, quando a carga é transferida de um transporte para outro, como de um caminhão para um navio, é emitido um novo documento fiscal e a responsabilidade da carga é transferida pra quem a recebe.
A diferença entre as modalidades que utilizam dois ou mais modais está na parte burocrática, pois não há mudanças efetivas na parte operacional e no manejo das mercadorias entre si. O objetivo principal dessa estratégia é minimizar os custos de cada operação e fazendo com que o transporte no geral, seja mais econômico para as empresas.
Ergonomia – Kyrillos
- Quais os fatores que percentualmente compõe a TOR?
Fatores como tempos pessoais e eventuais atividades de baixa exigência durante a jornada são descontados e essa taxa costuma ser em torno de 85% a 95%.
- O que significa TOMCAR e TOMCAMP?
TOMCAR, significa a Taxa de Ocupação Máxima Considerando a Atividade Repetitiva e a TOMCAMP significa a Taxa de Ocupação Máxima Considerando o Ambiente, o Metabolismo e a Postura.
- Para o cálculo da TOR-TOM qual dos valores entre TOMCAR e TOMCAMP deve ser utilizado?
Para o cálculo TOR-TOM, adota-se o menor valor entre a taxa TOMCAR e TOMCAMP.
...