A Eficiência Energética
Por: Jonas Crixel • 4/8/2023 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 61 Visualizações
Reporter – Eloi Ruffato
Harmonizador – Marco Tau
Facilitador – Francisco Dias
Controlador Tempo – Jonas Crixel
Desenvolver um projeto de eficiência energética de uma empresa que um colega do grupo trabalhe e apresentar a solução. Apoio financeiro apresentado.
Empresa:
MOTORMAC
Cidade:
Porto Alegre/RS
Objeto:
Implantação de fonte alternativa de geração de energia – com baixa emissão GEE e emissão de CO2 – visando a ESG e baixo custo financeiro com alta eficiência
Motivo:
Redução de custos de energia e ter uma alternativa de geração de energia através de uma fonte se possível renovável.
Projeto:
Sugestão de duas alternativas para geração de energia alternativa:
1) Utilização dos Geradores a Diesel existentes – com implentação de uma Co-Geração de energia, gerando energia térmica para consumo;
2) Implementação de uma Usina Fotovoltaica de 75kW – 95kWp – no limite da microgeração, trocando o transformador atual de 150kVa para um de 112kVA, migrando de tarifação VERDE para CONVENCIONAL, sem a contratação de demanda para horosazonal.
A opção mais viável aos benéficos atrelados foi da intalação de uma suina solar aliado a implentação de eficiência energética e conscientização dos bons usos e racionalidade de energia.
Será feito um trabalho na questão de políticas de eficiência energia, na qual será trocado todas as lâmpadas da empresa por LED, tanto nos setores administrativos como oficina e linha de montagem.
Após a implementação desta GD e tendo sua eficiência comprovada, será implantado nas demais unidades.
Para manutenção dos motores dos clientes, a empresa propõem a manutenção da chave compensadora de partida, com intuito de reduzir os picos de partidas das maquinas, com a implementação de compensadores de partidas eletrônicos, tipo softstart e inversores de partida.
Será sugerida também a troca dos ar condicionado para equipamentos de ar condicionados do tipo inverter.
Será sugerida a substituição dos boilers de aquecimento de água quente para SAS – Sistema de Aquecimento Solar, para os chuveiros, cozinha e linha de lavagem de peças.
Substituição das geladeiras e frigobar da empresa por equipamentos com menor consumo de energia com selo A da Procel.
A empresa deverá ter um cuidado e premissa de projeto para a utilização de Corretores do fator de potência devido a usina solar gerar mais energia ativa do que reativa.
Payback do Projeto:
O payback calculado para este projeto foi de 5 a 6 anos.
Custo do Projeto:
R$ 800.000 a R$ 1.000.000 reais.
Aporte Financeiro:
Há linhas de financiamento através de empresas financeiras – bancos, com linhas de financiamentos específicos e taxas de juros mais atraentes do que as taxas convencionais.
Custo será investido com recursos próprios para maior rentabilidade com menor TIR possível.
Aporte Público:
Para este tipo de projeto com cunho privado, não há incentivos públicos, como redução de tarifas, isenção de impostos exemplo IPTU – ISSQN.
...