A Eficiência Na Engenharia
Por: Wesleyalvesdos • 13/4/2021 • Trabalho acadêmico • 5.929 Palavras (24 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
OSASCO
2021
wesley alves dos santos[pic 6]
[pic 7]
projeto conceitual de uma turbina hidráulica a ser utilizada em um chiller de refrigeração industrial
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Universidade Anhanguera Osasco
Orientador: Patrich Magro
OSASCO
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
5 METODOLOGIA 21
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 23
REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
A energia sustentável para a indústria, uma forma de redução de custos e gerar benefícios para a própria população e para o meio ambiente por isso é tão importante que se faça investimentos no setor de energia auto-sustentável.
No momento em que se tornam cada vez mais importantes assuntos relacionados. A preservação Ambiental que a evolução humana com o passar do tempo, se tornou A principal causadora pelos danos causados ao meio Ambiente danos ao quais acompanhados pelo progresso, tecnologia eo desenvolvimento. No qual são necessárias medidas de conscientização e preservação ao meio ambiente e aos seus recursos para que se preserve toda vida que dela depende.
A necessidade do desenvolvimento destrói gradativamente, o meio Ambiente como fauna, flora e seu bioma, Mesmo que já exista consciência. Por boa parte da população mundial, e seus Governadores, ainda esta faltando muito mais a se fazer. A Educação é uma das principais formas para as pessoas enxergarem e buscar meios para a prevenção. Porque a preservação não depende somente dos governadores, empresários e.t.c, isso depende de todos.
Quando a indústria eo meio de transportes de grandes Cidades oque se apresenta na grande maioria, são maquinas ônibus, trens e metro, alguns deles queimam combustíveis fosseis e alguns são movidos a energia elétrica, é possível encontrar meios de gerar energia elétrica renováveis em vários lugares energia auto-sustentável Ex: serviços essenciais como água que vem da Sabesp, do vento que trens e metro geram ate mesmo de maquinas de refrigeração industrial como chiller. Com o uso de uma turbina Francis pode utilizar a pressão da água da Sabesp e pressão de água do chiller para gerar energia. Para alimentar iluminação, tomadas e carregadores de baterias Energia totalmente sustentáveis.
1.1 O PROBLEMA
Um chiller industrial funciona com duas bombas de água, uma para circular água gelada pelo evaporador para resfriar maquinas e equipamentos. E outra para fazer a troca de calor entre a unidade condensadora e a torre de resfriamento que se chama água de processo. Essa água de processo utiliza uma bomba de 5 cv que fornece uma pressão de 5 bar, ou 72 psi. Em uma tubulação de 3” polegadas ou 76,20mm de diâmetro de espessura. Essa pressão e suficiente para girar uma mini turbina Francis: Então como aproveitar essa Energia?
2 OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho é aplicar os princípios de geração e transmissão de energia, distribuindo o fluxo de água sobre uma mini turbina francis, que possui um conjunto de pás móveis cujo o objetivo é ajustar o ângulo de entrada da água, dando o maior redimento à turbina em uma grande faixa de operação. a adaptabilidade faz com com que as turbinas do tipo francis sejam as mais versáteis e mais utilizadas, apresentando uma eficiência na faixa de 90%.
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Fazer uma análise sobre a solução de energia hídrica, nessas maquinas de refrigeração chiller, através de analise e de literaturas disponíveis e outros trabalhos a respeito tema, com o intuito de estudar a viabilidade de aproveitamento de uma energia que esta sendo desperdiçada.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
As turbinas hidráulicas possuem um principio comum de funcionamento. A água entra na turbina vinda de um reservatório ou de um nível mais alto e escapa para um canal de nível mais baixo. A água que entra é conduzida por um duto fechado até um conjunto de palhetas ou injetores que transferem a energia mecânica ( energia de pressão e energia cinética) do fluxo de água em potência de eixo, A pressão e a velocidade da água da saída são menores que na entrada. A água que sai da turbina é conduzida por um duto até um canal inferior
3 JUSTIFICATIVA
Essa pesquisa de geração e transmissão de energia tem como intuito desenvolver o conhecimento adquirido no curso de engenharia elétrica, nos estudos de geração e transmissão de energia elétrica hídrica, retirada do fluxo de água através de turbinas. Energia limpa que depende do fluxo de água para girar uma turbina e produzir energia elétrica, com isso desenvolver meios de trazer benefícios para indústrias, condomínios e a sociedade.
Esse trabalho reuniu informações bibliográficas para analise de uma forma que possa contribuir com a geração de energia elétrica através de fluxo de água. Os sistemas hidroelétricos que são chamados de fontes limpa de energia, também sofrem com ineficiência quando se leva em conta a excessiva quantidade de elevação e rebaixamento de tensão, perdas por sobreaquecimento e outros tipos de perdas tal como o próprio desperdício.
...