A Eletrização Na Engenharia
Por: Micael Montezino • 30/5/2020 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 116 Visualizações
Introdução
Realizamos a experiência no laboratório com o intuito de colocar em prática a utilização do equipamento multímetro. Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o ampère. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, par aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal. Também foi preciso colocar em prática a primeira lei de Ohm e utilizar a tabela de cores de resistor, associação de resistores em serie e paralelo, assim foi possível realizar todos os testes e adquirir conhecimento nos assuntos citados.
Materiais
. Cabos banana-banana e banana-jacaré (cinco)
. Multímetro digital
. Fonte de tensão
. Circuito divisor de tensão
. Resistores
. Tabela de cores
Objetivos
. Aprender como funciona um divisor de tensão;
. Conhecer e utilizar as funções voltímetro e amperímetro de um multímetro digital;
. Estudar a 1º primeira lei de Ohm e colocar os cálculos em prática;
. Aprender como se modifica a corrente em circuito quando varia a voltagem ou a resistência;
2
Procedimentos/ Resultados
Para iniciar, colocamos os resistores em série, para fazermos os cálculos em serie
Resistor em serie
Com a tabela de cores analisamos qual seria a resistência dos resistores 1 e 2. Cada resistor tem 4 faixas de cores. Começamos a analisar as cores da esquerda para a direita de modo que a última cor fosse a dourada. As cores indicam como serão feitos os cálculos. A primeira faixa e sua cor indicam o primeiro número, a segunda da mesma forma, indicando o segundo número. A terceira faixa e sua cor indica o multiplicador, que é multiplicado pelos dois primeiros números encontrados. A quarta cor seria a tolerância que colocamos 5% para os dois resistores por ser apenas 4 cores.
Tabela de cores
Com a teoria encontramos: 3
Resistor 1 4700Ω
Resistor 2 560Ω
Após acharmos as resistências, medimos a tensão de cada resistor com o voltímetro em paralelo. Achamos:
Resistor 1 5,35V
Resistor 2 0,61V
Para acharmos a corrente elétrica fizemos tanto experimental como teórico. A formula para achar a corrente é dividindo a tensão total pela resistência equivalente:
Sendo assim temos: = 1,13x
O nosso
...