A Engenharia Biomédica
Por: Rafael Diaferia • 15/3/2017 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Engenharia Biomédica
Sendo uma nova opção de carreira no Brasil a engenheira biomédica vem trazendo inovação e recursos em diversas áreas. Tendo como a UNIVAP sua universidade pioneira, sua regulamentação veio no ano de 2008 e sua maior demanda está na área de utilização intensiva de equipamentos e instrumentos eletroeletrônico de aplicação industrial na área da saúde.
Tem um perfil que é bem condizente com o da própria universidade, a interdisciplinaridade é bem presente nessa engenharia, além das matérias comuns a todas as engenharias (Física, Cálculo e as demais), está inclusa na grade desse curso matérias relacionadas à tecnologia da informação, ciências médicas e biológicas. O profissional dessa área limita-se nas noções básicas de anatomia humana e biologia humana não atuando na área propriamente dita, mas trazendo objetos, softwares para a melhorias dessas áreas.
Por ser um curso novo, o mercado de trabalho é bem promissor, mesmo tendo um certo desconhecimento das diversas áreas de atuação desse profissional por diversas empresas. Mas o uso crescente de novas tecnologias no ambiente odonto-médico-hospitalar faz com que o leque de atuação se amplie, outros fatores que contribuem para o mercado de trabalho são o aumento da expectativa de vida da população e a carência de profissionais.
Contudo se torna uma área para uma pessoa que procura resolver problemas ou facilitar a área da saúde com a criação de softwares, projetos, criação, calibração ou manutenção de objetos hospitalares. Que busca trabalhar em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde ou laboratórios farmacêuticos. E tendo um perfil interdisciplinar capaz de obter um pensamento amplo para as diversas áreas que essa carreira pode amparar.
...