TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Eletrônica

Por:   •  25/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CALOR E MASSA

Prof. João Furlan

Prática 01 – Propriedades dos fluidos

Cinthya Angelo Gurgel

1411035

                   

Resumo - Este relatório irá comentar sobre o medidas de pressão , manômetro de tubo em U e sobre os resultado obtidos no experimento realizado no laboratório.

Introdução

A pressão é uma característica muito importante de um fluido, diversos equipamentos e técnicas são utilizados para sua medição.

A pressão em um ponto no interior de uma massa de fluido pode ser designada ou por pressão absoluta ou por pressão manométrica. A pressão absoluta é medida em relação à pressão zero absoluta e são sempre positivas, enquanto a pressão manométrica é medida em relação à pressão atmosférica local.e pode ser positiva ou negativa dependendo sua refencia.

[pic 2]

Figura 1.1 - Representação gráfica da pressão manométrica e absoluta.

 Para a maioria das análises de mecânica dos fluidos é prática usual utilizar a pressão manométrica.

Os dispositivos de medição de pressão baseados na técnica padrão que envolve o uso de colunas de líquido em tubos verticais ou em tubos inclinados, são denominados manômetros.  Dois tipos comuns de manômetros são o tubo piezométrico e o manômetro de tubo em U.

  • Manômetro de tubo em U:

[pic 3]

Figura1.2 - Manômetro de tubo em U simples.

Esse tipo de manômetro é amplamente utilizado e consiste em um tubo em forma de U, conforme mostrado na Fig. 1.2. O fluido no manômetro é chamado de fluido manométrico. Para determinar a pressão pA em termos da variação das alturas das colunas, começamos em uma extremidade do sistema e seguimos até a outra extremidade, utilizando sim- plesmente a equação abaixo:

[pic 4]

Observando a figura 1.2 ,começamos a análise no ponto A e seguiremos para a extremidade aberta.

A pressão nos pontos A e (1) são as mesmas, à medida que vamos do ponto (1) para o (2) a pressão aumentará em . A pressão no ponto (2) é igual à pressão no ponto (3), uma vez que as pressões em elevações iguais em uma massa contínua de fluido em repouso de- vem ser as mesmas. Com a pressão no ponto (3) especificada, nos movemos agora para a extremidade aberta onde a pressão manométrica é zero. Como nos movemos verticalmente a montante, a pressão decresce em magnitude . Na forma da equação esses vários passos podem ser representados como:[pic 5][pic 6]

[pic 7]

ou seja , a pressão em PA pode ser descrita como :

[pic 8]

A principal vantagem do manômetro desse tipo de manometro, é o fato de que o fluido manométrico pode ser diferente do fluido no recipiente cuja pressão deve ser determinada.

O manômetro de tubo em U é também amplamente utilizado para medir a diferença na pressão entre

dois recipientes ou dois pontos em um dado sistema. Considere um manômetro conectado entre os recipientes A e B, conforme mostrado na Fig. 1.3.

[pic 9]

Figura 1.3 - Manômetro de tubo em U diferencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (285.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com