A Engenharia da Computação
Por: Gabriel assunção • 4/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.790 Palavras (12 Páginas) • 57 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
Alexieliton dos Santos
Danilo Divino Barbosa
Débora Santos da Silva
Gabriel Assunção Vieira
MODELAGEM MATEMÁTICA
Lei de Hooke
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do curso de Engenharia da Computação.
Orientadores: Prof. Jenai Cazatta
Prof.ª Alessaandra Barba
Prof.ª Keila Boni
Prof.ª Cristiane Mashuda
Prof.ª Luana de Paula
Tucuruí
2016
1 INTRODUÇÃO 4
2.1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS 5
2.2 SISTEMA MASSA-MOLA 7
2.2.1 Associação de Molas em Paralelo 8
2.2.2 Associação de Molas em Série 8
3 INVESTIGAÇÃO: Sobre o Experimento 9
3.1 MATERIAIS 9
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9
3.3 MOLA SIMPLES 10
3.4 MOLAS EM PARALELO 12
3.5 MOLAS EM SÉRIE 14
4 DISCUSSÃO PÓS-LABORATORIAL: CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO [pic 10]
Modelagem matemática nada mais é do que a transformação problemas do cotidiano em problemas matemáticos e resolve-los interpretando suas situações na linguagem da realidade. Sabemos que a matemática está presente na vida do homem desde os tempos longínquos, e era utilizada para facilitar a vida e organizar a sociedade. A modelagem matemática vem sendo mais utilizadas nas últimas décadas porem ela não é uma novidade pois os homens já usa para resolver os problemas da sua existência através dos recursos que os próprios meio onde ele vivia lhe oferecia. A modelagem matemática surgiu a partir da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o cercavam para indeferir ou não no seu processo de construção.
Quando se procura refletir sobre uma porção da realidade, na tentativa de explicar, de entender. O processo usual é selecionar, no sistema, argumentos ou parâmetros essenciais e formalizá-los através de um sistema artificial, ou seja, o modelo que tem características semelhante ao problema, porém descartando características ou comportamentos que não são importantes ou secundários. Sendo assim entendemos que modelagem e o processo de aproximar ou transformar problemas concreto da realidade em modelos de problemas que sumulem o objeto de estudo para resolver e interpretar sua resolução de forma clara.
Veja nesta figura um esquema de processo de modelagem.
[pic 11]
A modelagem matemática é um processo variados de busca de modelos adequados, que sirvam de planejamento de alguma essência. Como por exemplo a invenção das rodas como sumérios 3.000 anos a.C e considerado o primeiro modelo matemático
produzidos pela humanidade, eles observavam um tronco de uma arvore rolando por declive e tiveram a ideia de transportar cargas pesadas colocando-as sobre objetos rolantes.[pic 12]
Segundo Bassanezi (2004), Modelagem Matemática é um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. É uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual.
Pode-se dizer que modelagem matemática é um processo que envolve a obtenção de modelo que tenta descrever matematicamente um fenômeno da nossa realidade para tentar compreende-lo e estuda-lo, criando hipótese e reflexão sobre tais fenômenos.
2DISCURSSÃO PRÉ-LABORATORIAL, Experimento “LEI DE HOOKE”
2.1 FUMDAMENTOS TEÓRICOS
O físico inglês R. Hooke em 1660 foi quem primeiro demonstrou que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido. Através de observações do comportamento mecânico de uma mola, Hooke percebeu que quando um corpo está suspenso em uma extremidade de uma mola e quanto maior fosse o seu peso, onde a outra extremidade era presa a um suporte fixo, maior era a deforma sofrida pela mola.
Quando forças externas atuam em um corpo sólido, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e o tipo de força aplicada. O material é chamado de elástico quando recupera a sua forma original, após a remoção da força externa aplicada sobre ele, com isto, temos de determinar a constante elástica de uma mola helicoidal através do método estático; constante elástica de uma mola helicoidal através do método dinâmico; linearizando as equações trabalhadas, representando graficamente os dados experimentais e utilizar regressão linear para a determinação da grandeza estudada.
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou alongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.[pic 13]
Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação:
F = -k.x
Neste caso, temos uma constante de proporcionalidade k e a variável independente x. A partir da equação pode se concluir que a força é negativa, ou seja, oposta a força aplicada. Segue que, quanto maior a elongação, maior é a intensidade desta força, oposta a força aplicada.
...