A Engenharia e Sociedade
Por: luisbenayon • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
ENGENHARIA E SOCIEDADE
- Questões Sociais
- Realidade do engenheiro: atualmente o engenheiro sofre muitos problemas em arranjar emprego, na sua maioria. Alguns grupos mais abastados conseguem se firmar melhor nesse ramo, pois possuem pais com influência e dinheiro, podendo arranjar um bom ofício ou até mesmo conseguindo criar uma empresa. Por outro lado, existem aqueles os quais não possuem tais benefícios e precisam tentar se destacar no ramo.
- Sendo o engenheiro de classe alta ou baixa, para se firmar no ramo é preciso muito suor, pois esta área possui muita mão de obra, mas poucos que se destacam pela inteligência ou qualidade de seus trabalhos, desta forma o engenheiro de sucesso teve que avançar, sempre com novas ideias, mais duradouras e de mais eficiência.
2. Depredação da Natureza
- De fato, com o desenvolvimento da engenharia, a degradação do meio ambiente ficou mais constante, e para isso novas técnicas tiveram de ser elaboradas, para que pudéssemos nos desenvolver sem que prejudicássemos muito nossa fauna e flora. O engenheiro ambiental é responsável pela gestão de todos os recursos naturais, e estuda de forma integrada problemas ambientais, a fim de promover um desenvolvimento sustentável.
- O desenvolvimento sustentável é aquele que procura agregar dois fatores, o benefício para a natureza e o benefício para a sociedade. Podemos vê-lo em edifícios com geradores de energia solar, máquinas fabricadas a partir de material reciclado, industrias que procuram replantar áreas as quais desmataram para fabricar seus produtos.
3. Dominação de povos
- Com o descobrimento de novas tecnologias, alguns procuraram um modo de utiliza-las em benefício próprio. As armas estão no mundo desde a Pré-história e com o avanço da engenharia, novas armas mais potentes e resistentes foram criadas.
- As armas podem ser consideradas boas e ruins ao mesmo tempo, pois ao mesmo tempo que ela nos protege, pode prejudicar a outros, um exemplo disso foi a Segunda Guerra mundial. Com armas tóxicas, os alemães começaram a dominar povos de forma tirana, matando aqueles que denominavam “inferiores”, e com um fim trágico, os americanos lançaram uma bomba de hidrogênio em Hiroshima e Nagasaki, devastando e matando milhões de cidadãos que não possuíam nada com aquela guerra. Na verdade, a bomba não era necessária, pois o Japão iria se render de qualquer forma, já que seu principal aliado (Alemanha) acabará de perder seu líder, os norte-americanos lançaram aquelas bombas com uma só finalidade, mostrar seu domínio sobre as outras nações, demonstrando seu poder bélico.
...