A Ergonomia
Por: wagnercfernandes • 29/9/2019 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
ERGONOMIA
Qual a importância da avaliação de desempenho, para empresa e para o indivíduo?
Para a empresa: Alinhamento entre os resultados e a estratégia; desenvolvimento de competências; mapeamento dos recursos; desenvolvimento das lideranças.
Para o indivíduo: Objetivos claros; relevância; aprender para desenvolver (feedback); meritocracia.
Sobre o método 80/20, qual é a ferramenta da qualidade que ele corresponde?
Diagrama de Pareto.
O que é ergonomia?
É um campo do conhecimento que nos permite estudar o corpo humano em relação ao espaço necessário para a realização das atividades que caracterizam sua existência em sociedade, seus movimentos e suas posições. É uma disciplina que se insere na área do conforto ambiental e orienta as primeiras decisões do projeto arquitetônico.
A ergonomia é a ciência que estuda a interação do homem com o seu ambiente de trabalho, de trânsito ou de lazer.
Qual o principal objetivo da ergonomia?
Seu emprego visa otimizar o desempenho das atividades realizadas, condicionar relações, proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida. Objetiva promover sensações de segurança, conforto, saúde e bem-estar no indivíduo durante a realização de suas atividades de trabalho e em seu relacionamento com sistemas produtivos.
Qual a importância da ergonomia para o indivíduo?
A ergonomia é importante para o indivíduo por estar relacionada à sua saúde, bem-estar, conforto, segurança no seu local de trabalho, trânsito ou lazer.
Cite dois problemas ergonômicos e respectivas soluções para ele.
Postura inadequada: uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Em ambientes em que é necessário trabalhar sentado, por exemplo, é fundamental que a cadeira dê total sustentação à coluna, além de garantir que as pernas fiquem em um ângulo de 90°. Os cotovelos também devem ficar nessa posição, sendo apoiados corretamente na mesa logo à frente. No caso de trabalho feito em pé, o ideal é que a configuração de todos os móveis seja de tal forma que leve em consideração a altura e essas necessidades. Além disso, vale a pena estimular os colaboradores a terem uma postura adequada.
Iluminação inadequada: A luminosidade inadequada pode provocar danos aos colaboradores, tanto em níveis excessivos de luz como em níveis insuficientes. Podemos citar problemas de visão, dores de cabeça, irritação e estresse, além de favorecer erros que podem levar à ocorrência de acidentes de trabalho. A NR 17 estabelece parâmetros considerados seguros para que o ambiente de trabalho seja iluminado corretamente e isso deve ser seguido. Uma das questões mais importantes é que a iluminação deve ser planejada de modo a evitar reflexos ou ofuscamentos, garantindo o campo de visão do trabalhador.
Qual o papel do colaborador para análise ergonômica da empresa? Por que é importante para uma empresa que os colaboradores entendam a importância da ergonomia?
Análise Ergonômica é uma avaliação feita no local de trabalho para analisar as condições às quais os colaboradores estão expostos no dia a dia, como riscos na utilização de maquinário, avaliação de luminosidade e ruídos do local, avaliação de temperatura do local, maneira como transportes de cargas ou objetos são feitos, posicionamento de mesas, cadeiras e computadores dos colaboradores, condições ambientais nos postos de trabalho, posição de trabalho diário, exigência e estresse mentais no dia a dia, umidade relativa.
...