TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Metálica de Grande Porte

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Grua[pic 1]


                           

                             Introdução

A grua é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 a 150 metros ou mais, é um equipamento desenvolvido para movimentar cargas horizontal e verticalmente em diversos segmentos da engenharia, estações marítimas e na indústria.

 Tipos

Existem vários tipos de gruas: fixas, móveis e fixa-móveis. Escolhido o canteiro de obra, há a necessidade de escolher o tipo de equipamento adequado, atendendo o trabalho a ser desenvolvido. Em geral é analisada a capacidade de carga e o comprimento da lança. No Brasil, as gruas mais utilizadas em edificações têm capacidade de 360 t.m e lanças que variam de 20 a 60 metros. Os locadores e fabricantes devem fornecer manuais técnicos que mostram a capacidade do equipamento em cada situação.

Gruas móveis

Possuem como principal característica a possibilidade de mobilidade da sua torre no canteiro de obras. A torre se desloca sobre rodas apoiadas em trilhos, estes trilhos devem ser fixados ao solo, por isso o seu percurso dentro do canteiro de obras é limitado. Sua grande vantagem em relação aos demais tipos de gruas é o fato de poder transladar dentro do canteiro, possibilitando, para movimentação de cargas, a abrangência de uma área maior do que, simplesmente, a projeção do raio de sua lança, caso fosse um equipamento sem mobilidade. 

Limitações de uso      

Em relação aos demais equipamentos é que sua altura de trabalho é limitada, pois este tipo de grua não permite o movimento de telescopagem.

Gruas Fixas

 Sua principal característica é que sua torre deve ser estaiada à estrutura que está dando cobertura, além de sua base ser fixada ao solo através de uma fundação de concreto armado, juntamente com chumbadores de base. Possuem capacidade maior do que os demais equipamentos. A vantagem deste equipamento é o seu limite de altura, que é muito mais amplo do que as gruas móveis e auto montantes. Além disso, suas ascensões não interferem no andamento da obra, pois não atrapalha o processo construtivo. Este tipo de grua pode ser usada, ainda, para servir à construção simultânea de duas torres, instalada entre elas.

 Limitações de uso

 As suas desvantagens são: a necessidade de haver uma grande área livre no canteiro para sua desmontagem; e por girar fora do prédio, o cálculo do raio de giro deve ser bem-feito, pois a lança tem mais chances de interceptar o prédio vizinho ou de encontrar um obstáculo. Além disso, deve ter fundação própria, para sustentar os esforços advindos do peso próprio e o das cargas transportadas. Por possuir mais peças, o custo médio é maior do que a ascensional.

Grua Ascensional

 É um tipo de grua fixa. Instalada no interior do prédio em construção, esse tipo de grua passa por orifícios abertos nas lajes ou pelo poço do elevador e acompanha o avanço vertical do edifício, sendo remanejada para andares superiores de acordo com a evolução da obra. Utiliza a própria fundação do prédio. Sua grande vantagem é que ela pode ser colocada em local centralizado e, por estar no próprio lugar em que a carga tem de ser levada, consegue servir, facilmente, vários pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com