A Estrutura e produtos de aço
Por: juniorsilva • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.871 Palavras (28 Páginas) • 187 Visualizações
AÇOS ESTRUTURAIS E PRODUTOS
BELÉM
2016
AÇOS ESTRUTURAIS E PRODUTOS
BELÉM
2016
RESUMO
O uso da estrutura metálica como tecnologia construtiva surgiu em meados do século XVIII, e no Brasil, sua utilização iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o ferro fundido, e expandiu-se até os dias atuais, com o uso do aço. Sua grande variedade de produção de tipos e formas, cada qual atendendo eficientemente a uma ou mais aplicações. Esta variedade decorre da necessidade de contínua adequação do produto às exigências de aplicações específicas que vão surgindo no mercado, seja pelo controle da composição química, seja pela garantia de propriedades específicas ou, ainda, na forma final (chapas, perfis, tubos, barras, etc.), esses aços são amplamente utilizados na arquitetura e construção civil, por características estéticas e tecnológicas. Na construção civil, o interesse maior recai sobre os chamados aços estruturais de média e alta resistência mecânica, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades, são adequados para a utilização em elementos da construção, que pode trazer algumas vantagens para esse setor, como a agilidade na construção de em curto prazo, e desvantagens, como a questão custo. Com isso, a fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto, a pesquisa mostra o fundamento da produção do aço.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2 MOTIVAÇÃO 5
3 OBJETIVO 5
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
4.1 AÇO 6
4.2 CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS 6
4.2.1 Aço – Carbono 6
4.2.1.1 Aços Baixo Carbono 7
4.2.1.2 Aços Médio Carbono 7
4.2.1.3 Aços Alto Carbono 7
4.2.2 Aços de Baixa Liga 8
4.2.3 Aços com Tratamento Térmico 8
4.2.3.1 Amolecimento 9
4.2.3.2 Endurecimento 9
4.2.4 Estrutura dos Aços Resfriados Lentamente 10
4.2.5 Têmpera do Aço 13
4.2.6 Tipos de Tratamentos Térmicos 14
4.2.6.1 Recozimento Pleno 14
4.2.6.2 Esferoidização 16
4.2.6.3 Alívio de tensões 18
4.2.6.4 Normalização 18
4.2.7 Tratamentos para endurecimento do aço 19
4.2.7.1 Têmpera 19
4.2.7.2 Martêmpera 19
4.2.7.3 Revenimento 19
4.2.7.4 Austêmpera 19
4.3 PROPRIEDADES DOS AÇOS ESTRUTURAIS 21
4.3.1 Tensão x Deformação 22
4.3.1.1 Propriedades Mecânicas do Aço Estrutural 23
4.4 CONSTANTES FÍSICAS 25
4.5 INFLUÊCIA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA 25
5 CONCLUSÃO 31
1. INTRODUÇÃO
O uso da estrutura de metálica como tecnologia construtiva surgiu desde o século XVIII. As primeiras obras em aço são da época de 1750, quando iniciou sua produção industrial. Em 1757, executou- se a ponte de ferro fundido na Inglaterra. Sua aplicação estrutural foi feito na França por volta de 1780, na escadaria do Louvre e no Teatro do Palais Rayol. Porém, a sua grande utilização nos edifícios iniciou por volta de 1812. No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o uso do ferro fundido na ponte sobre o tio Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro que foi inaugurada em 1857, e depois disso até os dias atuais, o uso do aço, vem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade em edificações de usos comerciais e de serviços. Dentre as utilizações realizadas, ocorreram também experiências em habitações de interesse social, algumas desenvolvidas pelas próprias empresas siderúrgicas.
Segundo a ABM (Associação Materiais e Mineração), existem em torno de 3.500 diferentes tipos de aços, sendo que 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Atualmente, o aço exerce um papel fundamental nas sociedades contemporâneas: é o material preferido por vários setores industriais, sendo também a solução ideal em termos de sustentabilidade. O uso da estrutura de aço permite uma maior agilidade e a industrialização do processo construtivo.
2 MOTIVAÇÃO
A utilização do aço na construção civil é de suma importância, pois é um dos principais componentes do concreto armado, elemento que combina a resistência às tensões de compressão do concreto, com a alta resistência às tensões de tração do aço. Seu uso permite a engenheiros e arquitetos elaborar projetos mais flexíveis, cada vez mais leves e maiores, no qual somente o concreto não seria capaz de produzir. Desta forma, a presente pesquisa visa a expansão do conhecimento sobre as estruturas de aço, sobretudo no que se refere ao seu processo de fabricação, propriedades mecânicas e aplicações, no intuito de fornecer, aos estudantes da disciplina Estruturas Metálicas, a base necessária para a máxima compreensão da disciplina.
3 OBJETIVO
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo estudar o comportamento do aço estrutural, diante da sua capacidade de deformação e resistência, conhecer as suas características quanto a temperatura, e com isso observar as suas vantagens.
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4.1 AÇO
Aços são definidos como ligas de ferro e carbono (no máximo 2,0% de carbono); usualmente, com um teor bem menor, há outros elementos resultantes de seu processo de fabricação ou adicionados intencionalmente para a modificação de suas propriedades e para atender às necessidades.
...