A Evolução da Engenharia
Por: Hans Falleiros • 15/9/2018 • Abstract • 354 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Ao falar de evolução da engenharia, temos que retornar ao período chamado de Paleolítico, onde hominídeos começa a utilizar os primeiros instrumentos para facilitar as tarefas do dia a dia. Após este período vem a descoberta do fogo, onde povos primitivos começam a utilizá-lo para se aquecerem e cozinhar alimentos, tornando-os mais agradáveis e mais fáceis de serem digeridos, aumentando assim a absorção de nutrientes, há estudos que indicam que a partir daí que deu-se a evolução do cérebro humano. Mais adiante, no período Neolítico, o homem começa a utilizar de técnicas que promovem grandes alterações culturais, técnicas como a agricultura, a domesticação de animais, a cerâmica e etc.
Por volta de 2000 a.C. inicia-se a Idade do Bronze, foi quando descobriu-se o metal e desenvolveram técnicas para fabricação e manuseio. Nesta época ocorreram vários avanços como na arquitetura, a invenção do alfabeto e da numeração.
Já na Idade média, com o aprimoramento na construção civil e o surgimento de regiões manufatureiras, que promoveram o comércio e a interação entre os povos. A partir desta interação dá-se o surgimento da União de artesãos que culminou na criação de um núcleo de padronização, que foi aplicado, posteriormente, aos construtores.
Todo esse conhecimento acumulado nos trouxe até a Idade Moderna, onde o homem começa a utilizar de conhecimento científico junto às técnicas e conceitos da física, química e da matemática que nos levam a uma evolução de modo que nesta época foi criada a primeira máquina a vapor, que levou a um aumento da produção. Com isso aumenta também o comércio e agente passa do feudalismo para o capitalismo.
Hoje estamos na Idade Moderna, inovações tecnológicas aparecem a cada dia, surgem os meios de comunicação, a metalurgia, turbinas a vapor, a radioatividade, e então o computador, que é o principal marco histórico do período.
Em todas essas evoluções, teve a influência direta ou indireta da Engenharia, a partir das primeiras engenhocas criadas por seres bem a frente de seu tempo, Engenheiros primitivos que foram sucedidos por artesãos, cientistas, químicos, todos apoiados pela Engenharia a ciência da criação, a arte de criar instrumentos para facilitar a vida, melhorar a qualidade de vida.
...