A FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIO
Por: Pedro Nascimento • 17/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 72 Visualizações
FA-DIF-005
[pic 1]FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIOUnidade: Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO Natureza da atividade: Atividade avaliativa em grupoDisciplina: Processos de Produção Professor: Jetson Lemos Ferreira Nota:Nome do Aluno: PEDRO HÉLIO NASCIMENTO Turma: Data: / / |
1) O processo de conformação mecânica propicia a mudança de forma de materiais e é bastante empregado pela indústria metal-mecânica para a confecção de peças. Cite quatro dos processos de conformação mecânica e indique quais são os principais critérios para a escolha do processo a ser utilizado.
- LAMINAÇÃO: conjunto de processos em que se faz o material passar através da abertura entre cilindros que giram (tipo massa de pastel), reduzindo a seção transversal. A utilização desse método é indicado para obtenção de placas, chapas, barras de diferentes seções, trilhos, perfis diversos, anéis e tubos
- FORJAMENTO: conformação por esforços compressivos fazendo o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo. Indicado para fabricação de moedas, parafusos, âncoras e virabrequins por exemplo.
- TREFILAÇÃO: redução da seção transversal de uma barra, fio ou tubo, “puxando-se” a peça através de uma ferramenta (fieira ou trefila) em forma de “funil”. É o processo comum para obtenção de fios de todo tipo.
- ESTAMPAGEM: O material é conformado plasticamente a fim de se obter o formato da peça final e neste caso não pode absolutamente sofrer ruptura. Utilizado para produção de peças rasas, tipo portas ou capô de um carro
2) A escolha da temperatura de processamento é fator crítico para o sucesso dos processos de conformação mecânica. Elevadas temperaturas favorecem a ocorrência de fenômenos restaurativos microestruturais, que acarretam o amaciamento do material. Como se define o trabalho a quente ou a frio?
A conformação a quente é feita com temperatura acima da temperatura de recristalização, logo acima dessa temperatura a estrutura cristalina dos metais se restaura, durante (restauração dinâmica) ou logo após (restauração estática), da deformação sofrida.
Na conformação a frio temos como vantagem um melhor acabamento do produto final, e o material da peça fica encruado. Isso ajuda a aumentar a resistência mecânica, mas diminui a ductilidade.
3) Cite duas vantagens e desvantagens do trabalho a quente.
- Menos gasto de energia;
- Desnecessário tratamento térmico, pois a estrutura cristalina dos metais se restaura da deformação sofrida.
4) Durante o processo de conformação mecânica ocorre o fenômeno de encruamento, que consiste no endurecimento do material concomitantemente com a deformação. Como o encruamento influencia nas propriedades mecânicas do material durante a deformação elástica e no decorrer da deformação plástica?
Durante o encruamento (trabalho a frio), a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o aumento de discordâncias na estrutura cristalina e consequentemente o aumento de resistência do metal. Resumindo: é o aumento do limite elástico do material (resistência a tração) por deformação plástica.
5) O processo de deformação plástica é influenciado por fatores tais quais a temperatura e a velocidade de deformação (taxa de deformação). Caso do aumento do valor absoluto desses fatores, qual a consequência no comportamento do material durante deformação plástica/
...