A Forças Devido ao Ventos em Edificações
Por: eng.fran • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN - Unidade ABC
Engenharia civil - 10º serie.
Grandes Estruturas - pesquisa sobre a norma da ABNT NBR-6123 - Forças Devido ao Ventos em Edificações.
Francisco Oliveira Duarte – RA 3730692643
Prof. Vagner Copeinki.
São Bernardo do Campo, Outubro de 2016.
A norma regulamentadora brasileira a NBR 6123/ 1988 - quetrata forças devidas ao vento em edificações. estar norma contem diferentes maneiras para se considerar os efeitos do vento, como calcular. Se trata de uma carga estática igual à ação real, atrito do vento.
Dessas maneiras constituem e formamos cálculos com procedimentos independentes de cada um e prescritos separadamente na corpo da norma regulamentadora brasileira.
O engenheiro devera analisar qual a melhor forma si tratando da freqüência, que esta vibração ocorre na edificação.
O cálculo começa no capítulo 4 da NBR 6123/ 1988. Nessaseqüência, aenergia proveniente flutuante é levada em consideração devido a o fator de rajada para chegarmos a um certo valor da velocidade que vem do vento, não levando em conta os diversos fatores e admitindo que a estrutura ira resistir a ressonância com o vento.
A forma que prescreve a dinâmica proveniente a o vento médio se faz e escrito no capítulo 9 da NBR 6123 / 1988. Nos traz a maneira o que a norma regulamentadora mostra para movimento estático equivalente do vento. As orientações contidas na NBR 6123/1988 necessário fazer uma pesquisadessas dinâmicasque nos levam em conta a variação no módulo e na questão de direção da velocidade média do vento.
A normaregulamentadora, mostra a velocidade média com pouco impactona estrutura, encontra partida as rajadas ou flutuações trazem oscilações que geram impactosimportantes, ainda mais em edifícios altos.
A NBR 6123 / 1988 nos mostraque edificações com tempo fundamental superior a um s, frequências até um Hz, aparecem com uma certafreqüênciaflutuante na direção do vento médio. E nessa faixa de freqüência que a forçadas rajadas são maior. Dessa forma o estudo dinâmico da estrutura ocorrendo essas forças é importante para discernir a resposta ressonante, que de modo geral comparada à resposta de fundo ou não ressonante. Na norma regulamentadora, aceita-se que as flutuações do vento se ocorram nas freqüênciasnormais da estrutura, quando preciso ingressar dados dos modos de vibração.
Existem essas 02 modelos com as formas de dinâmicas, e existemuns 03 também de parâmetros dinâmicos que dependendo da edificação se tiver seção transversal constante, o sua massa aparentemente uniforme e uma altura no máximo a 150 m. Observação02 últimos modelos, para termos um valor precisamos da frequênciasnaturais de vibração.
A construçãocontida como exemplo pela NBR 6123/ 1988 para mostra o modelo dinâmico um parâmetro importante nessa estrutura é a sua esbeltez, desse jeito mostra-se parâmetrosnão lineares.
As dinâmicas relacionadas àsfrequências para as estruturas é o divisor de águaspara o cálculo, separados entre lineares e não lineares.
O foco da NBR 6123/1988 - é estabelecer parâmetros na consideração das forças provenientes à ação estática e dinâmica do vento com isso fazemos uso docálculo. São 03 modelos de cálculo sobre a ação do vento nas estruturas, são elas: Forças estáticas devidas ao vento, modelo dinâmico simplificado e modelo dinâmico discreto.
Forças estáticas devidas ao vento.
...