A corrosão em armaduras de concreto armado devido á carbonatação
Pesquisas Acadêmicas: A corrosão em armaduras de concreto armado devido á carbonatação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yaramendonca • 28/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 733 Visualizações
A CORROSÃO EM ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO DEVIDO Á CARBONATAÇÃO
A CORROSÃO EM ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO DEVIDO Á CARBONATAÇÃO
Sumário
Título proposto para pesquisa 1
Problema 2
Introdução 2
Tema geral 4
Relevância do tema 5
Objetivos 6
Hipótese 7
Justificativa 8
Metodologia 9
Desenvolvimento 9
Quadro teórico de referência 10
Cronograma 11
Bibliografia 12
Anexos 13
Título Proposto para pesquisa:
Os danos causados pela carbonatação.
Problema:
O composto químico que desencadeia o fenômeno da carbonatação do concreto é bem conhecido, facilmente encontrado nos centros urbanos. Um bom exemplo são os túneis e viadutos. Nestes ambientes, o concreto está exposto à alta concentração de gás carbônico (CO2). Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3). Os danos causados são vários, como fissuração do concreto, destacamento do cobrimento do aço, perda de aderência desta com o concreto e corrosão nas armaduras.
Introdução:
Este pré- projeto terá como objetivo de avaliar os efeitos causados pela carbonatação. O dióxido de carbono (CO2) existe sempre no ar: forma-se durante as combustões, é expelido pelos animais e plantas e pode ter outras origens. A sua percentagem no ar pode variar desde 0,03% numa atmosfera rural até 0,3 % numa atmosfera poluída ou mesmo 1 % em zonas de alta poluição. Mas mesmo em baixa concentração, o CO2 reage com a cal (hidróxido de cálcio) que se forma quando da hidratação dos cimentos, segundo o esquema: DIÓXIDO DE CARBONO + CAL = CARBONATO DE CÁLCIO + ÁGUA CO2 + Ca (OH)2 ---» Ca CO3 + H2O.
Ao processo chama-se CARBONATAÇÃO. Esta reação dá-se nos poros do betão endurecido no qual o CO2 penetra por difusão, no caso de provir do ar, ou dissolvido na água das chuvas por exemplo. É um fenómeno inicialmente rápido mas que se torna gradualmente lento, à medida que a profundidade de carbonatação aumenta. O hidróxido de cálcio (cal), parcialmente solúvel em água, é fortemente alcalino e o pH da água contida nos poros do betão é suficientemente elevado para que se formem à volta das armaduras de aço, óxidos básicos que tornam o aço PASSIVADO contra a corrosão.
Porém, a transformação da cal em carbonato de cálcio é acompanhada por uma descida brusca do pH para um valor à volta de 8 -9, o qual (embora ainda alcalino) já não é suficiente para proteger o ferro e este iniciará um processo de corrosão desde que haja acesso de oxigénio (do ar) + água.
A carbonatação não tem importância numa peça de betão nãoarmado (blocos, por exemplo) e até pode melhorar a sua dureza e resistências. Mas, no betão armado, quando a profundidade de carbonatação atinge a zona das armaduras, o ferro fica em risco imediato de corrosão que, por se dar com aumento de volume, inicia a destruição da peça.
Tema geral:
A corrosão em armaduras no concreto armado devido á carbonatação.
Relevância do tema:
Essa pesquisa será de grande contribuição para construção Civil, pois atreves dos estudos que serão realizados poderemos compreender melhor como é causada a corrosão devido a carbonatação, facilmente encontrada em obras metálicas.
O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
Objetivos:
Temos como objetivo principal estudar maneiras de controlar a corrosão em armaduras de concreto armado que podem levar a sérios danos em pontes, viadutos e edificações.
Como objetivo específico iremos entender o que causa a carbonatação para assim, utilizar de meios que não deixam agravar o mesmo.
Hipótese:
A corrosão poderá ocorrer á:
Fontes de alimentação como: matérias-primas, aditivos e penetração
...