A GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Por: Renata1909 • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 2.549 Visualizações
Seção 1.1
1 - Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de
Funcionamento das máquinas com base em dados que informam seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e dos equipamentos, além das condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
A manutenção preditiva é usada para identificar falhas potenciais em um equipamento. Marque a opção que indica a melhor técnica para monitorar equipamento.
e) Análise de vibrações – máquinas rotativas em geral: motores, redutores, compressores, bombas, ventiladores, rolamentos e engrenagens.
2 - A manutenção deve ser organizada de tal maneira que o equipamento ou sistema pare de produzir somente de forma planejada. Quando o equipamento para de funcionar por si próprio, sem uma tática gerencial, estamos diante de uma manutenção não planejada, o que gera custos elevados para o setor produtivo.
Pode-se afirmar, em uma visão ampla, que os equipamentos falham por causa de três fatores básicos. Quais são eles?
c) Falha de projeto, falha na fabricação, falha na utilização.
3 - A formação do quadro de Planejamento e Gestão, bem como do Grupo de Apoio de Engenharia, depende normalmente da ênfase que se quer dar a essas atividades. A distribuição de tarefas e, como consequência, a definição de interfaces dependem também das particularidades das equipes.
A Engenharia de Manutenção é o suporte técnico da manutenção e está dedicada a consolidar a rotina de manutenção e implantar melhorias nos procedimentos. Qual opção seria uma atribuição do setor produtivo da empresa?
a)Aumentar a confiabilidade
Secão 1.2
1-O gestor do setor de automóveis da Pontiac, nos EUA, recebeu uma curiosa carta de reivindicação de um freguês:
[...] Eu posso aparentar que estou maluco, minha família
sempre come sorvete após a última refeição do dia. Temos
este hábito todos os dias, trocando somente o tipo do sorvete,
eu fico responsável por comprá-lo. Toda vez que eu adquiro
sorvete de baunilha, quando volto do estabelecimento para
casa, o automóvel não funciona. Se for outro sabor de sorvete
o carro funciona. Independentemente das brincadeiras, um engenheiro da companhia foi incumbido de resolver a solicitação. Repetiu o mesmo costume do reclamante e comprovou que, de fato, o carro só não ligava quando se comprava sorvete de baunilha. Depois de duas semanas de apuração, o engenheiro descobriu que, quando escolhia sorvete de baunilha, o consumidor gastava menos tempo, porque esse tipo de sorvete estava bem na frente da loja. Verificando o veículo, fez uma nova revelação: como
o prazo de compra era muito menor no caso do sorvete de baunilha, os gases nos dutos de alimentação de combustível não saíam, impedindo que a nova partida fosse imediata. A partir desse fato, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível, colocando modificações em todos os modelos a partir da série 99.
O colaborador da empresa realizou as seguintes etapas para encontraruma solução para o problema:
I - Fazer testes e ensaios para confirmar quais são as variáveis relevantes.
II - Constatar a natureza sistemática do problema.
III - Criar hipóteses sobre possíveis variáveis significativas.
Considerando que as etapas I, II e III não estão na ordem em que esses eventos devem ocorrer, marque a opção que exibe a sequência correta.
b) II, III, I.
2- As afirmações, a seguir, caracterizam procedimentos que devem ser executados para a criação de indicadores no setor de manutenção.
1. O gestor de Planejamento e Controle da Manutenção deve criar os indicadores de manutenção começando pelos setores que estão causando mais problemas.
2. Os indicadores de manutenção devem ser colocados na gestão à vista da empresa, com o objetivo de mostrar que todos estão envolvidos no processo.
3. Caso sejam utilizados gráficos, não é interessante que eles sejam padronizados, pois isso causa monotonia na equipe, que sempre vai observar os mesmos dados na mesma configuração.
4. Todo gráfico deve apresentar a meta a ser alcançada.
5. Gráficos de manutenção desatualizados não têm propósito algum no setor e criam uma cultura de descrença nos valores exibidos.
Assinale a alternativa correta:
c) As afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
3- Benchmarking é uma expressão inglesa que significa níveis de observações utilizados em medições topográficas. Essa expressão foi colocada no vocabulário corporativo pela empresa Xerox, que o definiu como “o processo ininterrupto de medição e confronto entre produtos, serviços e práticas com os mais intensos concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes”. Benchmarking é uma medida, uma referência, um nível de performance reconhecido como um padrão de sucesso para um processo.
...