A Gasolina e Diesel
Por: Júlia Moura • 27/1/2022 • Trabalho acadêmico • 2.766 Palavras (12 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1] | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC Minas IPUC – Instituto Politécnico Engenharia Química – Optativa I - Combustíveis e Processamento de Combustíveis. |
|
Déborah Oliveira da Silva (678884)
Henrique Vieira Alves (683837)
Júlia Moura dos Santos (683879)
Maria Luiza de Melo Silveira (647936)
GASOLINA E DIESEL
Belo Horizonte
2021
Déborah Oliveira da Silva (678884)
Henrique Vieira Alves (683837)
Júlia Moura dos Santos (683879)
Maria Luiza de Melo Silveira (647936)
GASOLINA E DIESEL
Trabalho Acadêmico apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para a disciplina de Optativa I.
Orientador: Fernando Cabral Lage
Belo Horizonte
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. Objetivo geral 3
1.1.1 Objetivos específicos 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Descrição do processo de produção 4
2.2 Aplicação no Brasil 7
2.3 Onde e como a gasolina e diesel são utilizados 8
2.4 Vantagens e desvantagens do uso de gasolina e diesel 9
2.5 Legislações quanto ao uso e comercialização da gasolina e diesel 10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
4. REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. Ela é composta por hidrocarbonetos parafínicos normais e ramificados, olefínicos, naftênicos e aromáticos, formados por cadeias de 4 a 12 carbonos. A composição da gasolina é variável e depende principalmente da origem do petróleo e dos processos de produção (ANP, 2016). No Brasil, são comercializadas as gasolinas A e C. A gasolina C recebe teores de EAC (Teor de Etanol Anidro Combustível) pelos distribuidores e são revendidas em postos de combustíveis. A gasolina A é pura, sem adição de etanol, vendida apenas pelos produtores. A gasolina pode ser comum ou aditivada, sendo a última com maior número de octano, permitindo maiores taxas de compressão no motor (ANP, 2017c).
O diesel também é produzido a partir do petróleo, e é composto por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e menores concentrações de nitrogênio, enxofre e oxigênio. Ele é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão, denominado de ciclo diesel (ANP, 2017b). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a comercialização do diesel em território nacional segue uma distinção de acordo com as diversas aplicações do produto. As principais diferenças entre os óleos marítimos, rodoviários e não-rodoviários estão no número de cetano mínimo, teor de enxofre máximo, coloração, quantidade de aditivos e período de armazenamento (ANP, 2017b).
A gasolina e o diesel são os tipos de combustíveis mais populares não só no Brasil, como no mundo. Assim, o escopo desse trabalho é descreve-los em relação ao processo de produção, vantagens e desvantagens, legislação e aplicação no Brasil e em outros países.
1.1. Objetivo geral
Mostrar as utilizações, as características e o processo de produção da gasolina e do diesel.
1.1.1 Objetivos específicos
- Entender os processos de produção da gasolina e do diesel;
- Conhecer as vantagens e as desvantagens da utilização de gasolina e diesel;
- Compreender as legislações quanto ao uso e comercialização de ambos os combustíveis.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrição do processo de produção
No Brasil, a produção da gasolina se dá principalmente em refinarias, apesar de que recentemente, as indústrias petroquímicas iniciaram a produção a partir de correntes de hidrocarbonetos. A Petrobras produz a gasolina (isenta de etanol) conforme as especificações técnicas da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A destilação direta é a forma de obtenção mais comum da gasolina e consiste em vaporizar cada fração do petróleo de acordo com seus pontos de ebulição. Com o processo de craqueamento, o que ocorre é a quebra de moléculas maiores de hidrocarbonetos para formar a gasolina, uma vez que essa tem melhor octanagem. Utilizando a alquilação que combina partículas menores (oposto do craqueamento), a gasolina tem excelentes características antidetonantes. O processo de polimerização tem o mesmo princípio da alquilação, porém combina apenas moléculas semelhantes. Já com o processo de reforma, transforma-se o hidrocarboneto de baixa octanagem em outros de alta.
Figura 1: Esquema simplificado de uma refinaria.
[pic 3]
Fonte: Portal de Engenharia Química de Processos Químicos.
A distribuição do óleo diesel dos hidrocarbonetos proporciona as suas principais propriedades, dentre elas a densidade, a faixa de destilação e a viscosidade. No Brasil, a produção deste se dá predominantemente por meio da destilação, podendo também ser produzido por craqueamento. Este produto produzido pela Petrobras, atende às especificações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), próprias para o mercado brasileiro, com diferentes equivalências para os demais países.
...