TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrologia e Ciclo hidrológico

Por:   •  16/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de São Carlos

Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental

 

 [pic 1]

 

 

Hidrologia Aplicada

Atividade AA1: Introdução à Hidrologia e Ciclo hidrológico

Prof.º Ademir Paceli Barbassa

Tutora: Paula Britto Pugliese

 

 

Aluno:

José Roberto Storl Barreira - RA 574899

 

 

ITAPETININGA - SP

2017

a) Para cada um dos processos ou fenômenos que ocorrem no ciclo hidrológico que constam da Unidade 1 pede-se: uma breve definição; onde os processos atuam movimentando a água no ciclo. Indicar as unidades usadas para cada um deles.

Precipitação: é a queda de água a partir de nuvens oriundas da condensação do vapor d’água, sendo popularmente conhecido como um sinônimo de chuva. Muitas nuvens não geram chuva, pois as gotas ou cristais de gelo são tão pequenas que permanecem em suspensão. Atua na atmosfera em direção aos continentes. É medida em km³/ano e em mm/ano.

Interceptação: Corresponde a parcela da precipitação que para nas folhas da vegetação, atua na atmosfera em direção aos continentes. É medida em km³/ano.

Água subterrânea: É a água que preenche até a saturação o meio poroso do solo, também sendo chamado de aquífero, que é freático se a superfície livre recebe pressão atmosférica ou pode ser “confinado” se estiver sob pressão entre camadas impermeáveis. É medida em litro cúbico em função do tempo e em litros ao quadrado em áreas.

Infiltração: Entrada de água no solo por meio dos seus poros através da gravidade. A infiltração pode ou não contribuir com a recarga do lençol freático dependendo do tipo e condições de solo e da altura do lençol e durante o processo diversos fenômenos estão envolvidos tais como: adsorção, preenchimento de vazios, tensão capilar e de sucção. Acontece nos continentes de um ponto para outro e é medida através da altura na lâmina de água em função do tempo.

Escoamento subterrâneo: Transporte de água que ocorre devido à deslocação hídrica graças a contribuição dos corpos d’água aos canais superficiais. Acontece em aquíferos, galerias e lençóis freáticos, sendo responsável por alimentar o curso d’água em períodos de estiagem. É medida em milímetros ou mililitros.

Escoamento superficial: é o transporte de água por gravidade na superfície do solo e nos canais sendo formado de duas parcelas: uma resultando da chuva, o “escoamento superficial direto”, e outra resultado do armazenamento da água no solo que escoa sub-superficialmente alimentando as vazões dos rios. Ocorre nos continentes de um ponto para outro e é medida em milímetros ou mililitros.

Evaporação: Passagem de água do estado líquido para o gasoso, que só ocorrerá se a atmosfera não estiver saturada e a umidade for menor que a superfície de evaporação. Para evaporar um grama de água a 0°C são necessárias 600 calorias ao nível do mar. Atua nos continentes, lagos, rios e oceanos além da evapotranspiração em animais e plantas em fluxo vertical à atmosfera. É medida em km³/ano e em mm/ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com