TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Construção Civil

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução        1

Objetivo Geral:        1

Objectivos específicos        1

Historia da Construção Cívil        2

Construções Antiga        3

Diferença entre as construções antigas e actuais        4

Conclusão        5

Referência Bibliográfica        6


Introdução

Falar da história da construção é falar da história da humanidade. E esse facto faz com que não seja fácil a abordagem da construção, de um determinado local, pois generalizam-se as construções antigas.

Hoje em dia, é vemos coisas espectaculares (arranha-céus, pontes, entre outros) na parte da construção que comparado com antigamente, nem se imaginaria que a evolução seria muito notório.

Objetivo Geral: Analisar a construção de antigamente e da actualidade

Objectivos específicos: Identificar a construção antigua e actuais, apresentar as diferenças das construções e apresentar uma as maiores construções de Moçambique.

Espero que esta pesquisa sobre “Historia da Construção Cívil” sirva tanto para dissipar dúvidas a quem as tenha, bem como de aprendizagem para quem não sabia.


Historia da Construção Cívil

Construção civil, pode ser designado como conjunto de técnicas que permite a elaboração de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas. É, portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, por isso tem apresentando um grande crescimento.

Recorreno a outra abordagem, é termo que engloba a confecção de obras como edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas. É um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais.

Esta atividade é de grande importância pois, é geradora de emprego para a sociedade, absorve grande número de mão de obra em diversos setores, e além disso faz com que o país alcance níveis superiores com a construção de novas moradias ou infraestruturas.

É sabido que desde o tempo das cavernas o ser humano “engenha”. Porém, a Engenharia, tal como a conhecemos hoje, começou somente a se delinear por volta do século XV.

Templos, palácios e canais foram características da Antiguidade, que começaram a fazer parte da paisagem por volta de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras moradias familiares.

A Engenharia Civil percorreu um longo período desde que o ser humano abandonou as cavernas e começou a pensar em moradias mais confortáveis e seguras para as suas famílias. Ao longo da sua história, Engenharia Civil foi acumulando quase só sucessos. Até mesmo seus casuais erros tornaram-se notáveis, como é o caso da Torre de Pisa, construída na Itália em solo não adequado, incapaz de sustentá-la. Atualmente, ela apresenta uma inclinação de cinco metros (5m) em relação ao solo, e, graças aos inúmeros recursos tecnológicos modernos, ela ainda continua de pé.

Engenharia Civil ganhou estudos mais sistematizados e as cidades passaram a crescer intensamente como nunca foi visto antes. Assim, vieram a construção dos altos edifícios, as pontes quilométricas, o sistema de saneamento básico, as estradas pavimentadas, metrôs, aeroportos. Para construir obras tão grandiosas, a Engenharia precisou desenvolver técnicas sofisticadas e adquirir conhecimentos profundos. E cada dia mais, o mercado apresenta técnicas cada vez mais eficazes, que permitem a construção muita rápida de obras cada vez mais complexas. Hoje, é possível construir uma laje por semana, algo que levava um maior tempo há alguns anos atrás.

A história da engenharia civil pode ser rastreada até 4000 aC quando o
único meio de construção foi o trabalho humano, sem qualquer equipamento
sofisticado. Com o avanço em todas as esferas da tecnologia, engenharia civil também
desenvolveu tremendamente.

Até a era recente, não havia grande diferença entre os termos de engenharia civil e arquitetura, e eles eram freqüentemente usados ​​alternadamente. Foi no século XVIII que a engenharia civil, termo foi usado primeiro independentemente do prazo de engenharia militar.

A primeira faculdade privada nos Estados Unidos, que incluía Engenharia Civil como uma disciplina separada foi Norwich University estabelecida no ano de 1819. Sociedades de engenharia civil foram formados nos Estados Unidos e países europeus, e instituições semelhantes foram criadas em outros países do mundo durante os século XX. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis é a sociedade de engenharia primeira nacional nos Estados Unidos. Em foi fundada em 1852 com os membros relacionados com a profissão de engenheiro civil situados globalmente. O número de universidades no mundo que incluem engenharia civil como uma disciplina têm aumentado tremendamente durante o século XX.

Construções Antiga

Na história antiga, a maioria das construções foi  realizada por artesãos, e conhecimento técnico era limitado. Tarefas foram realizadas pela utilização de mão de obra só, sem o uso de máquinas sofisticadas, uma vez que não existia. Portanto, obras de engenharia civil só poderia ser realizado com a utilização de um grande número de trabalhadores qualificados durante um período prolongado de tempo.

Pode ser apropriado assumir que a ciência da engenharia civil tenha verdadeiramente iniciado entre 4000 e 2000 aC no Egito, quando o transporte ganhou tal importância que levou ao desenvolvimento da roda.

De acordo com os historiadores, as pirâmides foram construídas no Egito durante 2800-2400 aC e pode ser considerado como o primeiro grande estrutura de construção que nunca.

A Grande Muralha da China, que foi construída em torno de 200 aC é considerado outra conquista da engenharia civil antigas. Os Romanos desenvolveram estruturas extensas em seu império, incluindo aquedutos, pontes e barragens.

Uma abordagem científica para as ciências físicas sobre engenharia civil foi implementado por Arquimedes no século III aC, utilizando o Princípio de Arquimedes sobre flutuabilidade e o parafuso de Arquimedes para elevar água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com