A INFLUÊNCIA NOS ASPECTOS COMERCIAIS E ECONÔMICOS EM ORGANIZAÇÕES QUE ADOTAM UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Por: Geovanna Soares • 29/9/2020 • Artigo • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 214 Visualizações
Universidade de Brasília
Faculdade do Gama
Disciplina: Engenharia e Ambiente – 2018.2 – Turma B
ISO 14001 E A INFLUÊNCIA NOS ASPECTOS COMERCIAIS E ECONÔMICOS EM ORGANIZAÇÕES QUE ADOTAM UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Grupo: 12
Davi Vieira Bastos Júnior- 18/0118846
Geovanna Soares do Vale- 18/0136674
Herick de Carvalho Lima- 18/0121995
José Joaquim da Silveira Araújo Junior- 18/0123696
Novembro, 2018
Brasília - DF
ISO 14001 E A INFLUÊNCIA NOS ASPECTOS COMERCIAIS E ECONÔMICOS EM ORGANIZAÇÕES QUE ADOTAM UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Davi Vieira1, Geovanna Soares2, Herick de Carvalho3, José Joaquim Silveira4
1Faculdade do Gama (FGA). Universidade de Brasília (UNB). E-mail: davi1994d3@gmail.com
2Faculdade do Gama (FGA). Universidade de Brasília (UNB). E-mail: geovannavale01@gmail.com
3Faculdade do Gama (FGA). Universidade de Brasília (UNB). E-mail: herick.lima77@gmail.com
4Faculdade do Gama (FGA). Universidade de Brasília (UNB). E-mail: jjjunior.2012@hotmail.com
RESUMO
A ISO 14001 é a ferramenta perfeita para gerenciar um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) de maneira eficiente, atendendo às necessidades do desenvolvimento sustentável e indo de acordo com as normas governamentais. Ela auxilia as empresas a manterem uma política ambiental adequada, ao mesmo tempo em que as influencia positivamente no cenário comercial, pois permite que essas companhias alcancem a certificação ISO 14001 e elevem seu status perante o mercado e o público em geral. O presente artigo relata a implementação da norma ISO 14001 nas organizações, suas características principais e a sua influência comercial e econômica nas mesmas. O objetivo do estudo é mostrar como essa norma funciona e como as empresas vêm se comportando e adequando-se de diversas maneiras, na tentativa de diminuir os prejuízos causados ao meio ambiente e elevar-se comercial e economicamente no mercado. Para isto, foi realizado uma análise crítica entre três marcas automotivas, onde fica evidente a interligação entre o aumento na economia da indústria e a conscientização a respeito do meio ambiente.
Palavras-chave: ISO 14001. SGA. Certificação. Comercial.
1.INTRODUÇÃO
Um Sistema de Gestão Ambiental é indispensável nas mais diversas organizações ao redor do mundo. Para isso, faz-se necessário a aplicação da norma ISO 14001, reconhecida internacionalmente e que define como colocar um SGA eficiente em vigor. Ela auxilia corporações a conciliar responsabilidades ambientais aos seus regimes internos, sem que deixem de ser bem-sucedidas comercialmente. Além disso, torna viável o progresso da empresa, através da diminuição do impacto ambiental.
Na atual conjuntura, debates acerca da preservação ambiental tornam-se cada vez mais constantes e indispensáveis, especialmente quando tratada como parte da conduta moral das organizações e também da sociedade. Uma ferramenta de extrema importância nesse âmbito é a evidenciação ambiental, aplicada pelas empresas para prestar contas à sociedade. Os gestores selecionam informações levando em consideração: as demandas; o entendimento que o meio ambiente é uma fonte esgotável; a responsabilidade profissional e o sistema complexo que envolve o tema (diversos atores, sistemas e interesses) (ROSA et al., 2011).
Obter a certificação ISO 14001 é um dos maiores objetivos das empresas que adotam um SGA. Os principais motivos estão diretamente ligados a fatores comerciais e econômicos, visto que companhias que executam eficientemente o proposto pela ISO 14001, alcançam maiores benefícios e vantagens e evitam problemas futuros. Esta certificação promove uma melhora na competitividade no âmbito comercial, uma vez que é exigida por diversos países na exportação de mercadorias e é vantajosa em negociações de empréstimos. Ademais, otimiza custos, pois proporciona a redução de despesas por meio do emprego de uma metodologia denominada PDCL (Plan, Do, Check e Learn)[1], que visa atingir bons resultados a partir de planejamento, implementação, verificação e análise. Além disso, as empresas buscam atender às normas governamentais a fim de evitar a aplicação de multas e outras sanções.
Nesse contexto, esta pesquisa tem a finalidade de apresentar uma discussão precisa acerca da influência da norma ISO 14001 nos aspectos comerciais e econômicos em organizações que adotam um SGA, visando expor seus benefícios comerciais em corporações que a seguem, bem como seu importante papel no desenvolvimento sustentável. Procura-se também, caracterizar os principais pontos de influência econômica da ISO 14001 nessas empresas, além de incentivar a adoção dessa norma a companhias que ainda não a seguem.
2.MATERIAL E MÉTODOS
Para a realização deste estudo, adotou-se um método de análise por meio da execução de pesquisas e também verificação de outros artigos voltados à norma ISO 14001 e sua aplicação em organizações que adotam um SGA, buscando colocar em foco a influição positiva dessa norma nos aspectos comerciais e econômicos nestas companhias.
Com o intuito de atingir o objetivo proposto, foram escolhidos para a avaliação sistêmica, artigos alinhados com o tema da pesquisa (ALBERTON; COSTA JUNIOR, 2007; BAUMBACH; PRADO; FONSECA, 2013; COSTA; ROSA, 2017; DE VRIES; BAYRAMOGLU; VAN DER WIELE, 2012; KLASSEN; MCLAUGHLIN, 1996; OLIVEIRA; PINHEIRO, 2010; OLIVEIRA; SERRA, 2009; POLTRONIERI; GEROLAMO; CARPINETTI, 2015; RIEKSTI, 2012; ROSA et al., 2011; SANTOS et al., 2012; VÍLCHEZ, 2016; ZANATTA, 2017). Os artigos estudados foram selecionados pelo fato de terem grandes estudos de casos e pesquisas sobre a ISO 14001 em SGAs e seus ramos de atuação, a potencial contribuição que poderiam dar a este estudo e a análise de resultados, juntamente com o número de empresas que aderiram à NBR ISO 14001, que vem aumentando a cada ano.
...