A INSTRUMENTAÇÃO NA ENGENHARIA
Por: Elias Sanches • 4/3/2021 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
ATIVADE – 02
1) Máquinas que fornecem ou modificam a energia de um fluido de modo que ele escoe por uma tubulação denominada instalação Hidráulica. Fornecer força motriz para o transporte de líquidos.
2) Centrífugas e Deslocamento Positivo.
3) As bombas centrífugas, movimentam o fluido pela rotação de um eixo a partir do seu centro e o expulsam pela ação da força centrífuga. Bombas de deslocamento positivo, movimentam por impulsão e obrigam o fluido a ocupar e desocupar espaços no seu interior.
4) A solução mais simples e econômica para o problema de cavitação é aumentar o nível de líquido do tanque de sucção. A cavitação causa graves problemas, pois interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais. No lado de sucção da bomba, as bolhas se formam por todo o líquido.
5) As bombas podem ser associadas em série e em paralelo dependendo das características do sistema. A associação em série é útil quando se tem uma altura manométrica grande que não pode ser conseguida com uma única máquina.
6) Tanque Hidráulico, Filtro, Bomba Hidráulica, Elementos de regulação e controle, Atuadores Os e Rede de Distribuição.
7) A altura manométrica de uma bomba é o valor que representa o ganho de energia de pressão do líquido entre a entrada e a saída da bomba. É utilizada quando o valor desta altura ultrapassa os valores que podem ser alcançados por bombas de múltiplo estágio.
8) Em razão da capacidade de gestão de pressão, a principal função do pressostato é evitar a sobrepressão ou subpressão, o que protege completamente os equipamentos estalados durante o funcionamento.
8) F, V, F
9) Associação em paralelo e associação em série.
10) Uma maior vazão e menor pressão, a tubulação de recalque é comum às várias máquinas do conjunto, sendo que a aspiração pode se dar de forma independente ou através de uma tubulação comum.
...