TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Gestão Da Qualidade E Contextualização Frente à Globalização

Dissertações: A Importância Da Gestão Da Qualidade E Contextualização Frente à Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.800 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 -A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente à Globalização /

Histórico da evolução da qualidade, sua revolução e seus princípios / Gestão da qualidade: conceitos gerais/ Melhoria contínua de processos (Kaizen).

Passo 1(aluno) Pesquisar em diversas fontes as definições de qualidade, bem como pesquisar as definições e significados dos termos do processo de melhoria contínua Kaizen, Just in time e Kanban . Desenvolver um resumo para auxílio do ultimo passo (04) de no mínimo duas páginas.

Definição de qualidade

A qualidade vem se tornando um fator muito importante em relação as empresas que desejam atuar no mercado globalizado, ser boas concorrentes buscando a qualidades de seus produtos e a satisfação de seus clientes.

A qualidade parou de ser um setor diferencial em uma empresa, para se tornar uma necessidade, um setor de fundamental importância para competitividade. O conceito de qualidade pode ser definidos por vários gurus da qualidade, assim com Juran, Deming,Falconi, Ishikawa, Crosby, Feigenbaum.

Algumas definições como Juran, Deming e Falconi traduz o conceito de forma mais simples

Juran define qualidade como:

“Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto;”

Para Deming qualidade é:

“ tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Somente o cliente é capaz de definir a qualidade um produto. O conceito de qualidade muda de significado na mesma proporção em que as necessidades dos clientes evoluem”.

Para Falconi qualidade é:

“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

O conhecimento e envolvimento do cliente final faz com que a Qualidade, cada vez mais seja aplicada em serviços, processos e produto de uma forma extremamente rigorosa. Com envolvimento de todos os colaboradores, pois segundo Kaoru Ishikawa:

(apud CARAVANTES, 1997) “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”.

Sobre as ideias desses gurus, é possível concluir que, a qualidade baseia-se nas necessidades dos clientes assim como cita Deming, a medida em que o cliente evolui, a qualidade muda, buscando a excelencia do seu produto, a ausencia de deficiencias é importante, assim como conceito de Juran, a qualidade começa no cliente interno( processo produtivo) onde todos os envolvidos são responsaveis por ela, assim trazendo a excelencia do produto para satisfazer o cliente externo, ou seja, o consumidor do produto final, assim complementando com a ideia de falconi, trazer de forma confiavel, acessivel ao cliente para que esses conceitos se completem, tornar a satisfação do cliente, um requisito, assim tornado o cliente capaz de avaliar seu produto.

Definição kaizen

Kaizen nada mais é douma metodologia que busca a melhoria continua de um determinado processo, buscando a qualidade e produtividade total.KAIZEN IMAI (1994, p. 3) descreve esta filosofia da seguinte forma:

“A essência do kaizen é simples e direta: kaizen significa melhoramento. Mais ainda, kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários. A filosofia do kaizen afirma que o nosso modo de vida – seja no trabalho, na sociedade ou em casa – merece ser constantemente melhorado”.

Por sua vez, OAKLAND apud CHIAVENATO (2003, p. 125) caracteriza o kaizen

como: “(...) uma filosofia de contínuo melhoramento de todos os empregados da organização, de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia. (...)”. SLACK et al (2008, p. 602) complementam que este sistema realiza pequenas e discretas mudanças que afetam outras etapas do processo, mas explicam que:

“O melhoramento contínuo não se preocupa com a promoção dos

pequenos melhoramentos. Ele vê os pequenos melhoramentos,

todavia, como tendo uma vantagem significativa sobre os grandes:

eles podem ser seguidos de forma relativamente indolor por outros pequenos melhoramentos”.

Mas Kaizen não se resumi apenas em melhoria continua, entra tambem em capacitação dos colaboradores, envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com