A Importância Da Gestão Da Qualidade E Contextualização Frente à Globalização
Dissertações: A Importância Da Gestão Da Qualidade E Contextualização Frente à Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nemestre • 22/3/2014 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 1.800 Visualizações
Etapa 1 -A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente à Globalização /
Histórico da evolução da qualidade, sua revolução e seus princípios / Gestão da qualidade: conceitos gerais/ Melhoria contínua de processos (Kaizen).
Passo 1(aluno) Pesquisar em diversas fontes as definições de qualidade, bem como pesquisar as definições e significados dos termos do processo de melhoria contínua Kaizen, Just in time e Kanban . Desenvolver um resumo para auxílio do ultimo passo (04) de no mínimo duas páginas.
Definição de qualidade
A qualidade vem se tornando um fator muito importante em relação as empresas que desejam atuar no mercado globalizado, ser boas concorrentes buscando a qualidades de seus produtos e a satisfação de seus clientes.
A qualidade parou de ser um setor diferencial em uma empresa, para se tornar uma necessidade, um setor de fundamental importância para competitividade. O conceito de qualidade pode ser definidos por vários gurus da qualidade, assim com Juran, Deming,Falconi, Ishikawa, Crosby, Feigenbaum.
Algumas definições como Juran, Deming e Falconi traduz o conceito de forma mais simples
Juran define qualidade como:
“Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto;”
Para Deming qualidade é:
“ tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Somente o cliente é capaz de definir a qualidade um produto. O conceito de qualidade muda de significado na mesma proporção em que as necessidades dos clientes evoluem”.
Para Falconi qualidade é:
“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.
O conhecimento e envolvimento do cliente final faz com que a Qualidade, cada vez mais seja aplicada em serviços, processos e produto de uma forma extremamente rigorosa. Com envolvimento de todos os colaboradores, pois segundo Kaoru Ishikawa:
(apud CARAVANTES, 1997) “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”.
Sobre as ideias desses gurus, é possível concluir que, a qualidade baseia-se nas necessidades dos clientes assim como cita Deming, a medida em que o cliente evolui, a qualidade muda, buscando a excelencia do seu produto, a ausencia de deficiencias é importante, assim como conceito de Juran, a qualidade começa no cliente interno( processo produtivo) onde todos os envolvidos são responsaveis por ela, assim trazendo a excelencia do produto para satisfazer o cliente externo, ou seja, o consumidor do produto final, assim complementando com a ideia de falconi, trazer de forma confiavel, acessivel ao cliente para que esses conceitos se completem, tornar a satisfação do cliente, um requisito, assim tornado o cliente capaz de avaliar seu produto.
Definição kaizen
Kaizen nada mais é douma metodologia que busca a melhoria continua de um determinado processo, buscando a qualidade e produtividade total.KAIZEN IMAI (1994, p. 3) descreve esta filosofia da seguinte forma:
“A essência do kaizen é simples e direta: kaizen significa melhoramento. Mais ainda, kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários. A filosofia do kaizen afirma que o nosso modo de vida – seja no trabalho, na sociedade ou em casa – merece ser constantemente melhorado”.
Por sua vez, OAKLAND apud CHIAVENATO (2003, p. 125) caracteriza o kaizen
como: “(...) uma filosofia de contínuo melhoramento de todos os empregados da organização, de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia. (...)”. SLACK et al (2008, p. 602) complementam que este sistema realiza pequenas e discretas mudanças que afetam outras etapas do processo, mas explicam que:
“O melhoramento contínuo não se preocupa com a promoção dos
pequenos melhoramentos. Ele vê os pequenos melhoramentos,
todavia, como tendo uma vantagem significativa sobre os grandes:
eles podem ser seguidos de forma relativamente indolor por outros pequenos melhoramentos”.
Mas Kaizen não se resumi apenas em melhoria continua, entra tambem em capacitação dos colaboradores, envolvimento
...