Gestão Da Qualidade
Artigo: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlinedeAlmeida • 3/10/2012 • 819 Palavras (4 Páginas) • 1.564 Visualizações
Unisal
Prof. Anselmo Nascimento
Gestão da Qualidade
GERENCIAMENTO DA ROTINA
Gerenciamento da Rotina
O Gerenciamento da rotina tem como objetivo básico a manutenção dos resultados de uma empresa, garantindo assim a previsibilidade dos mesmos. É fundamental que os funcionários que estejam envolvidos com as tarefas da rotina de uma organização participem do planejamento e do acompanhamento das ações que foram definidas.
O que é Gerenciamento da Rotina?
Gerenciamento da Rotina é o conjunto de ações que objetiva estabilizar o processo, definindo as responsabilidades sobre os resultados, a autoridade sobre os meios e os itens de controle.
Compreende:
Normalização;
Operação do Processo;
Monitoramento dos itens de controle, e;
Ações corretivas nos Resultados Insatisfatórios.
Qual o procedimento a ser adotado na montagem do sistema de gerenciamento da rotina?
Determine o fluxo de processo (geral e as particularidades);
Determine os itens de controle dentro de cada fluxo;
Determine os níveis de controle;
Determine os itens de verificação e o modo de verificação;
Determine o modo de registrar e relatar os resultados;
Problema!? Procure resolvê-lo e elabore um padrão para evitar a reincidência do mesmo problema.
Itens de controle
São objetos de controle. Podem ser itens dentro do processo (nas causas) e/ou ao final do processo, em seu resultado (no efeito).
Os itens de controle no resultado do processo são os referentes às responsabilidades da UGB, como por exemplo, qualidade e custos.
Por sua vez, os itens de controle nas causas são os que afetam os resultados. Os itens que podem ser realmente controlados são os itens dentro do processo (nas causas).
Itens de controle mais comuns relacionados com o resultado
Os itens mais comuns são o faturamento, qualidade, custos, volume produzido, segurança e moral, como conseqüência natural das responsabilidades da UGB.
Agora, em termos concretos, o grau de satisfação dos clientes, ou em caso contrário, a quantidade de reclamações recebidas dos clientes podem ser os itens de controle mais importantes para a UGB.
Os itens de controle mais relacionados com a causa estão diretamente ligados aos 6M’s (mão-de-obra, máquina, material, método, medida e meio ambiente) concentrando-se, principalmente, nos itens de controle de equipamentos. Nas áreas administrativas existem muitos itens de controle relacionados com a obtenção de informações, tempo de processamento e meio ambiente.
Quantidade de itens de controle mais adequada para cada pessoa
A quantidade varia em função da faixa de abrangência do trabalho atribuído à pessoa, conteúdo do serviço executado e sua situação (grau de estabilidade do processo e existência de problemas). Assim, pode-se falar em uma média de vinte itens por pessoa. Em caso de uma grande quantidade de itens de controle, é melhor determinar mensalmente os itens prioritários de forma a poder concentrar esforços em sua melhoria e estabilização, para que os mesmos possam ser transformados em simples itens de verificação.
O gerenciamento da rotina já vem sendo há muito tempo praticado de alguma forma e, com a sua prática atual, vem provocando as seguintes considerações:
Ficou clara a responsabilidade de cada um;
Ficou mais fácil conhecer a situação do trabalho e, com isso, não há mais casos de resultados negativos por descuido;
Ficou mais fácil a tomada de contramedidas e consequente progresso na padronização;
Compreensão da real utilidade de dados e gráficos com resultado do manuseio dos mesmos no dia-a-dia.
Ações necessárias para restabelecer os resultados, quando ocorrer resultados insatisfatórios. Podem ser do tipo:
ANÁLISE DE FALHA
Ação imediata para solução dos problemas utilizando ferramenta da qualidade apropriada (Diagrama
...