A Importância do Sistema de Informação na Integração dos Processos e Tomada de Decisão em uma Indústria Têxtil
Pesquisas Acadêmicas: A Importância do Sistema de Informação na Integração dos Processos e Tomada de Decisão em uma Indústria Têxtil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tomaladaca • 28/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.187 Palavras (17 Páginas) • 302 Visualizações
A Importância do Sistema de Informação na Integração dos Processos e Tomada de Decisão em uma Indústria Têxtil
Filipe Falci Dolabela Marques | Rodrigo José Resende
Engenheiro de Suprimentos | Analista Contábil - Pós-graduados em Engenharia Logística no IETEC
RESUMO
O papel da tecnologia da informação associada a integração dos processos e tomada de decisões para o sucesso nos negócios no âmbito empresarial é a abordagem principal do presente artigo, o qual busca apontar os benefícios de um sistema de informação integrado a partir da implantação em uma conceituada indústria têxtil. Aborda uma revisão literária contemporânea de vários autores sobre os conceitos, formas, visões e considerações do sistema de informação no campo organizacional. Por meio de pesquisas bibliográficas, busca explanar os benefícios de um software de gestão e como ele contribui na integração e otimização dos processos. Paralelamente, serão relatados fatores críticos que podem levar ao insucesso na sua implantação. Apresenta também, uma pesquisa por modo de observação do atual sistema de informação utilizado na empresa. Conclui-se que o artigo evidenciou os benefícios de implantar e servir-se do software de gestão intitulado como ERP, pressupondo-se uma adequada implantação e do correto uso, pois integra e aperfeiçoa os processos produtivos, subsidia a tomada de decisão, gerando assim possibilidades de melhores resultados. Do mesmo modo, relatou de forma clara os fatores que criteriosamente devem ser observados para que não seja comprometido o sucesso de adoção.
Palavras-chaves: Tecnologia da Informação. Sistema de Informação. Planejamento Recursos Empresariais (ERP). Processos de produção. Empresa têxtil.
1 INTRODUÇÃO
O mercado atual é caracterizado pelo seu dinamismo e heterogeneidade, no entanto, para auxilio à tomada de decisões, as empresas cada vez mais investem em aquisições de tecnologias que proporcionam integração das informações fidedignas num menor espaço de tempo. Para tanto, os sistemas de informações tornaram-se instrumentos indispensáveis para os Gestores Logísticos que buscam maior segurança, conhecimento, domínio e coerência nos processos da Cadeia de Suprimentos.
Dentro deste contexto, referencia-se a Tecnologia da Informação (TI), como uma ferramenta que vem se tornando fundamental para a sobrevivência, continuidade e maturidade das organizações, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Este importante instrumento é imprescindível não só como um recurso tecnológico, mas também como uma solução para o negócio, uma vez que envolve sistematicamente todos os stackholders (OLIVEIRA, 2006).
Por tratar de um assunto tão difundido e explorado no mundo organizacional dos vários seguimentos produtivos e autores contemporâneos, busca-se ressaltar a importância do sistema de informação para integração dos processos e de que forma contribui para melhorar os resultados, tais como: controle, interação, comunicação, produtividade, qualidade, otimização e redução de custos. Da mesma forma, aborda de forma atenuante quais são os fatores que devem ser levados em consideração, por exemplo: a cultura organizacional, tempo de aprendizagem, resistência a mudanças, treinamento, custo de implantação, o comprometimento da alta gerência perante a implantação, enfim aspectos que são relevantes para que exista sucesso nos procedimentos envolvidos na adoção de um software de gestão em qualquer tipo de organização.
Neste sentido, indaga-se a seguinte questão: Qual o papel de um sistema de informação integrado nos processos de negócios em uma indústria têxtil? E para responder a esta pergunta, o objetivo geral é analisar quais os benefícios da implantação do sistema de informação para os processos produtivos no âmbito organizacional. Como objetivo específico, relatar e aclarar os fatores críticos que podem levar ao insucesso na implantação de sistema ERP (Entreprise Resource Planning).
Contextualizando, optou-se por uma pesquisa por modo de observação a partir da análise do atual sistema utilizado na Tecelagem X.
2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Muito antes do surgimento do computador, os sistemas de informações já se baseavam em técnicas de registros, o qual os dados eram catalogados, organizados e arquivados com a finalidade da recuperação de informações, atribuições estas designadas e encontradas na figura do “arquivista”. Aparentemente simples; este método exigia um grande esforço humano para manter os dados atualizados e organizados bem como para recuperá-los. Isso sem mencionar no grau de dificuldade para efetuar o cruzamento de dados e análises das informações (BELLOTTO, 2004).
Segundo op. cit. Bellotto (2004), o advento da tecnologia propiciou que os esforços físicos fossem substituídos por softwares específicos capazes de extrair dados, transformando-os em conhecimento e estes em informações. A partir desta nova era do conhecimento, a informação começou a fluir com uma velocidade muito superior aos controles físicos, derivando–se a novas formas controlar, organizar, armazenar e disponibilizar informações para a tomada de decisões.
Define-se, então, sistema de informação (S.I) como todo recurso utilizado para prover informações e processamentos de dados destinados para qualquer que seja o uso feito dessa informação, com a finalidade de atender a um dado objetivo no âmbito organizacional (CASSARO, 2003).
Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entradas) manipulam e armazenam (processos), disseminam os dados e informações (saídas), promovendo um resultado (feedback), destinados a tomada de decisões, com objetivo de coordenação e controle de uma organização (LAUDON & LAUDON, 2004).
Porém, segundo Batista (2004), filtrar todo esse conjunto de dados, separando apenas aquilo que é relevante, transformando-o em informações de qualidade, pode definir o sucesso ou fracasso empresarial.
Neste sentido, Stair (2002) cunhou que, a finalidade principal de um sistema de informação é a de ajudar a organização a atingir seus objetivos, proporcionando aos administradores uma visão de como controlar, organizar e planejar com eficiência e eficácia monitorando o planejamento estratégico e consequentemente melhorando os resultados.
De um modo geral, as Informações
...