A Introdução a Engenharia
Por: Bruno Simão • 24/9/2018 • Artigo • 425 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde.
Introdução
Dentre os problemas ambientais encontrados nas indústrias um dos maiores é o gerenciamento do resíduo sólido. Os resíduos do mercado do fruto de coco verde in natura (cascas) podem representar no verão cerca de 80% do lixo coletado nas grandes cidades. Tal problema se agrava quando levamos em consideração que um coco verde de 250 ml de água gera em torno de 1 quilo de resíduo.
Diante do crescente consumo do fruto de coco verde e da difícil decomposição das cascas do fruto (7 anos para se decompor totalmente) que vem diminuindo o tempo de vida útil dos aterros foram feitos vários estudos e discussões de como pode-se resolver esse problema.
Desta forma, um estudo divulgado pela empresa INGEPRO, utilizando a ferramenta de qualidade ‘’ diagrama de causa e efeito’’, também conhecido como Ishikawa ou ainda espinha de peixe juntamente com o ciclo PDCA tem como objetivo mostrar possíveis formas de reutilização desses resíduos.
[pic 1]
Diagrama de causa e efeito
Essa ferramenta tem como objetivo usa um determinado gráfico como metodologia para análise de fatores de influência (CAUSA) sobre um determinado problema (efeito). Consiste em algumas etapas:
- Definir o problema a ser discutido
- Registrar as possíveis causas dos problemas
- Montar o diagrama com os 6 M’s ( Máquina, mão-de-obra, método, matéria-prima, medida e meio ambiente).
- Analisar o diagrama e finalmente a correção do problema.
Aplicação do diagrama juntamente ao PDCA
Na fase Plan, estipulamos a meta, o problema a ser discutido, no caso em questão reduzir a quantidade de resíduos sólidos produzido pelo pelo fruto – coco verde in natura. Ainda nessa fase, através de um Brainstorming, é montado o diagrama com as possíveis causas do problema.
[pic 2]
Foi elaborado ainda nessa fase um plano de ação:
[pic 3]
A segunda fase, DO , consiste em realizar as propostas expostas no quadro anterior. O processo é feito para formação de novos materias a partir das fibras do coco verde como na produção de chaveiros ou gabinetes para computador.
Na terceira fase do ciclo - CHECK - É verificada a eficacia das ações tomadas através de comparação de dados e análise dos produtos feitos com a fibra do fruto.
Na quarta e última etapa, ACT, é garantir que as empresas busquem a utilização da tecnologia desenvolvida.
...