A LISTA DE EXERCÍCIOS
Por: Marvin Teófilo • 19/10/2019 • Trabalho acadêmico • 984 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
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Lista de Exercícios – Tópico 4
Redes de Computadores
Marvin Teófilo – 15103101
- Motivo 1: Não há estabelecimento de conexão. O TCP utiliza uma apresentação de três vias antes de começar a transferir os dados. O UDP simplesmente envia mensagens sem nenhuma preliminar formal, e assim, não introduz nenhum atraso para estabelecer uma conexão. (Essa provavelmente é o principal motivo pelo qual o DNS utiliza UDP e não TCP).
Motivo 2: Não há estados de conexão. O TCP mantém o estado de conexão nos sistemas finais. Esse estado inclui buffers de envio e recebimento, parâmetros de controle de congestionamento e parâmetros numéricos de sequência e de reconhecimento. O UDP, por sua vez, não mantém o estado de conexão e não monitora nenhum desses parâmetros. Por essa razão, um servidor devotado a uma aplicação específica pode suportar um número muito maior de clientes ativos quando a aplicação roda sobre UDP e não TCP. - É possível que uma aplicação tenha transferência confiável de dados utilizando UDP, sim.
Isso pode ser feito se a confiabilidade for embutida na própria aplicação. Mas esta é uma tarefa não trivial que manteria o desenvolvedor ocupado com a depuração por um longo tempo. Não obstante, embutir confiabilidade diretamente na aplicação permite que ela tire proveito de ambas as alternativas. Em outras palavras, os processos de aplicação podem se comunicar de maneira confiável sem ter de se sujeitar às limitações da taxa de transmissão impostas pelo mecanismo de controle de congestionamento do TCP. - RTT é o tempo de viagem que leva para um sinal ser enviado mais o tempo de viagem de um ACK do sinal ser recebido.
[pic 1][pic 2]
- Os números das portas são: Fonte y e Destino x
- Pois no UDP não há controle de congestionamento, o UDP pode transmitir tão rápido quanto desejado. O UDP elimina o estabelecimento de conexão, ele também é mais simples, pois não se mantém o estado da conexão nem no remetente nem no receptor e também por ter um cabeçalho reduzido.
- É possível que uma aplicação tenha transferência confiável de dados utilizando UDP, sim.
Isso pode ser feito se a confiabilidade for embutida na própria aplicação. Mas esta é uma tarefa não trivial que manteria o desenvolvedor ocupado com a depuração por um longo tempo. Não obstante, embutir confiabilidade diretamente na aplicação permite que ela tire proveito de ambas as alternativas. Em outras palavras, os processos de aplicação podem se comunicar de maneira confiável sem ter de se sujeitar às limitações da taxa de transmissão impostas pelo mecanismo de controle de congestionamento do TCP. - Sim, eles serão. O computador C saberá que os dois segmentos vieram de computadores diferentes, pois na camada de transporte do UDP é necessário informar a porta da fonte e a porta do destino, e as portas fontes desses dois segmentos serão diferentes, pois vieram de computadores diferentes.
- Não, cada solicitação está sendo enviada por sockets diferentes.
No computador C, há um servidor Web sendo executado na porta 80. Quando os clientes (computador A e B) enviam segmentos ao servidor, todos os segmentos terão a porta de destino como a 80 do computador C.
Cada um desses processos tem o seu próprio socket de conexão através do qual chegam requisições HTTP e são enviadas respostas HTTP. O computador C muitas vezes irá utilizar apenas um processo, mas cria uma nova thread com um novo socket de conexão para cada nova conexão cliente. - Precisa-se incluir os números de sequencia aos pacotes para resolver o problema de pacotes duplicados no canal remetente-destinatário. Pois caso não seja colocado os números de sequencia nos pacotes, o destinatário não saberá se o ultimo ACK ou NACK que enviou foi recebido corretamente pelo remetente. Dessa forma ele não saberá se um pacote que chega contém novos dados ou se é uma retransmissão.
- É necessário que seja introduzido temporizadores para os pacotes, para os processos não ficarem esperando um tempo indeterminado para a chegada do ACK, sendo que o ACK possa ser perdido. O temporizador minimiza esse erro dado o fato de que o remetente irá reenviar o pacote e não ficará parado esperando pela resposta do destinatário.
- Fdf
- (página 96 do livro) O servidor DNS é um banco de dados distribuído implementado em uma hierarquia de servidores DNS e também é um protocolo de camada de aplicação que permite que hospedeiros consultem o banco de dados distribuído. O DNS é comumente empregado para traduzir nomes hospedeiros fornecidos por usuários para endereços IP. O servidor DNS utiliza o protocolo de transporte UDP.
- Hoje em dia aplicações multimidia utilizam os dois protocolos, tanto o UDP quanto o TCP. Mas é mais comum de essas aplicações utilizarem o protocolo UDP, pois aplicações em tempo real, como aplicações multimidia, reagem muito mal ao controle de congestionamento do TCP.
- Timeout é o tempo limite que o emissor de uma mensagem adota para aguardar o recebimento de um ACK para a mensagem que ele enviou.
O valor de timeout é calculado através da fórmula:
[pic 3]
mo , a nova fórmula fica:
[pic 4][pic 5]
- O objetivo do checksum é o de detectar erros no segmento transmitido.
Ele funciona da seguinte forma:
No transmissor: Ele trata o conteúdo do segmento como uma sequência de inteiros de 16 bits. Zera o campo do checksum e então faz uma soma (adição usando complemento de 1) do conteúdo do segmento e então ele coloca o complemento do valor da soma no campo checksum.
No Receptor: Ele calcula o checksum do segmento recebido, verifica se a soma de verificação calculada é igual ao valor do campo de soma de verificação. Caso a resposta seja NÃO, erro detectado. Se a resposta for SIM, não houve erro detectado.
SITE QUE O PROF USOU PARA MOSTRAR BO BACK N E SELECTIVE REPEAT:
http://www.ccs-labs.org/teaching/rn/animations/gbn_sr/
...
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