A Lista - Estradas
Por: MariaR • 3/6/2021 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Página 1 de 3
1 - Classificar os tipos de pavimentos rodoviários existentes e suas camadas respectivas
- Revestimento Primário: Camada granular, constituída por agregados naturais e/ou artificiais, sua aplicação é feita diretamente sobre o subleito compactado e regularizado em rodovias não pavimentadas. Geralmente é empregado em zona rural.
- Pavimento Intertravado: Pavimento formato por blocos de concreto, assentados sobre camada de areia e travadas entre si por contenção lateral. É composto pelas seguintes camadas (sub-leito, sub-base, base, areia de assentamento, peças pré-moldados de concreto, areia de rejuntamento, contenção lateral).
- Pavimento Flexível: Pavimento no qual todas as camadas sofrem deformação elástica considerável quanto à aplicação de carga, ou seja, a carga se distribui em parcelas praticamente iguais entre as camadas. É constituído pelas seguintes camadas (sub-leito, reforço do subleito – camada facultativa, sub-base, base, revestimento asfáltico).
- Pavimento Rígido: Pavimento em que o revestimento possui elevada rigidez em comparação com às camadas inferiores, isso significa, que o revestimento absorve praticamente todas as tensões oriundas do carregamento aplicado. É formado pelas seguintes camadas (sub-leito, reforço do subleito – camada facultativa, sub-base, placa de concreto de cimento Portland).
- Pavimento Semirrígido: Revestimento asfáltico que tem sua base ou sub-base constituído por materiais cimentados, que são solicitados à tração. Existem dois tipos de disposição das camadas, tradicional (material estabilizado ou não com ligante hidráulico, material estabilizado com ligante hidráulico, mistura asfáltica), e invertida (material estabilizado com ligante hidráulico, material não estabilizado, mistura asfáltica).
2 - Explique as funções de cada uma das camadas dos pavimentos flexíveis.
- Revestimento (capa de rolamento): É responsável por receber as cargas, estáticas ou dinâmicas, oriundas do tráfego, sem que ocorra a desagregação de componentes, deformações elásticas, ou perda de compactação. Pode ser subdividido em duas ou mais camadas por razoes técnicas, construtivas e de custo. Entre as camadas de revestimento asfálticos é necessária uma pintura de ligação para que se tenha aderência entre as camadas.
- Base (suporte estrutural): Camada destinada a resistir aos esforções verticais provenientes dos veículos, ela também distribui os mesmos corretamente à camada subjacente.
- Sub-base (camada complementar): Camada complementar à da base e possui as mesmas funções descritas na base.
- Reforço de subleito (camada adicional): Camada facultativa, cuja sua função é aliviar as pressões sobre o subleito fraco. Sua utilização é recomendada quando é preciso que as camadas de base e sub-base sejam mais finas por questão econômica.
- Regularização do subleito (corrige falhas): Destinada a promover a conformação, transversal e longitudinal do subleito de acordo com o projeto.
- Subleito (terreno natural): Camada onde os esforços impostos sobre a superfície serão aliviados.
3 - Os revestimentos betuminosos são divididos em que tipos?
- Por Penetração: Macadame Betuminoso; Tratamentos Superficiais Betuminosos (TSS, TSD, TST).
- Por Mistura a Quente: Concreto Asfáltico (CA); Pré-Misturado a Quente (PMQ); Argamassa Asfáltica (Areia Asfalto); Camada Porosa de Atrito (CPA); Stone Matrix Asphalt (SMA).
- Por Mistura a Frio em Central: Pré-Misturados (PMF); Argamassa Asfáltica (Areia Asfalto); Micro Revestimento Asfáltico; Lama Asfáltica;
- Por Mistura a Frio no Leito: Misturas Graduadas; Argamassas Asfálticas (Areia Asfalto).
4 - Quais são os fatores que influenciam no tempo de ruptura das emulsões?
A velocidade de ruptura das emulsões depende da quantidade e do tipo de agente emulsificante, da natureza mineralógica do agregado (mais ou menos reativo), e também da superfície específica do agregado (área para recobrimento).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com