TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios

Por:   •  25/4/2024  •  Abstract  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Ministério da Educação

Universidade Federal Do Maranhão

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

[pic 3]BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Histórico e Conceitos introdutórios

  1. A filosofia natural buscou as causas e a compreensão das coisas a partir do mundo material e não do místico. A partir desses pensamentos surgem as primeiras ideias sobre do que eram feitas as coisas da natureza. Comente, a partir dessa premissa, o que foi a teoria dos quatro elementos e como ela ainda tem influências atualmente.

A teoria dos quatro elementos, atribuída aos pré-socráticos como Empédocles, postulava que todas as substâncias são compostas por terra, água, ar e fogo. Embora tenha sido superada pela ciência moderna, sua influência persiste em expressões linguísticas e em conceitos simbólicos. A ideia da composição básica dos elementos também ecoa em conceitos científicos contemporâneos, como a estrutura atômica da matéria.

  1. O que foi o período conhecido como “alquimia” e como ele colaborou para a afirmação da química como ciência?

A alquimia foi um período histórico em que os praticantes buscavam transformações místicas como a transmutação de metais e a busca pela imortalidade. Embora muitos de seus objetivos fossem místicos, os alquimistas desenvolveram técnicas e conhecimentos que contribuíram para o surgimento da química como ciência, incluindo métodos de destilação, sistemas simbólicos e experimentos que exploravam propriedades químicas.

  1. Quais as principais características do surgimento da química como ciência que rompem com os conhecimentos anteriores da alquimia?

Houve o rompimento da visão simbólica, evoluindo como ciência, dando lugar a uma interpretação quantitativa e mecanicista do mundo e da matéria.

  1. Na sua opinião, qual o principal papel da química na sociedade contemporânea?

A química contribui e vem contribuindo para com avanços a tecnologia que rege a nossa sociedade, principalmente na indústria farmacológica, com a descoberta e criação de novos fármacos e tratamentos eficazes.


Conceitos Básicos

  1. Conceitue: átomo, molécula, elementos, compostos, substâncias e misturas.

Átomo: Menor parte da matéria que mantém suas características.

Molécula: é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes.

Elemento: grupamento estável que consiste em dois ou mais átomos idênticos. (Monoatômicos, Diatômicos ou poliatômicos).

Compostos: Substância formada pela junção de dois ou mais elementos, com massas em proporção fixa.

Substâncias: Apresenta um conjunto de propriedades características e é formada por moléculas iguais ou átomos isolados/agregados. (PF, PE e etc.) – Separação por métodos químicos.

Misturas: quando temos duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes.

  1. Fale sobre as principais etapas do método científico.

O método cientifico segue uma série uma série de etapas cruciais: começa com a observação de um fato, na formulação de uma hipótese, na experimentação onde temos dois grupos, o grupo controle e o grupo de teste, obtenção e análise de resultados, o que nos permite a confirmação ou descarte da tese inicial.

Modelos Atômicos

  1. Descreva o modelo atômico de Dalton, e indique suas principais contribuições para a as pesquisas da química da época.

Propôs que os átomos são unidades fundamentais da matéria, considerou os átomos como esferas indivisíveis e indestrutíveis e que diferentes átomos possuem diferentes massas.


  1. O modelo de Danton foi compatível com a lei da conservação das massas e a lei da composição constante. Comente essas duas leis.

As leis da conservação das massas e da composição constante foram fundamentais para o modelo atômico de Dalton. A primeira estabelece que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos, enquanto a segunda diz que os elementos se combinam em proporções fixas e definidas para formar compostos. O modelo de Dalton explicou e foi compatível com essas leis, fundamentando a estequiometria e o entendimento das reações químicas.

  1. Quais as falhas no modelo de Dalton?

Não prévia ou explicava a formação de valência múltiplas, ou seja, a capacidade de determinados átomos se ligarem de mais de uma forma.

  1. Descreva o modelo de Thomson, indicando a principal característica que o diferenciava do modelo atômico anterior.

Propôs que os átomos são constituídos por partículas subatômicas, desenvolvendo o modelo do “pudim de ameixa”, onde os elétrons estavam incrustados em uma esfera de carga positiva.

  1. Quais as falhas no modelo de Thomson?

Não explicava a estabilidade elétrica do átomo, visto que partículas iguais em estado próximo se repelem.

  1. Descreve o modelo atômico de Rutherford, indicando sua principal contribuição.

Conduziu o experimento da folha de ouro, que revelou a estrutura nuclear do átomo.

Propôs que a maior parte da massa e carga positiva do átomo está concentrada em um núcleo pequeno e denso, enquanto os elétrons orbitam em torno deles.

  1. Quais as falhas no modelo de Rutherford?

Núcleo instável: se os elétrons estivessem parados, seriam atraídos pelo núcleo, se estivessem em movimento, teriam que emitir luz até cessar movimento


.

  1. O Modelo atômico de Bohr é considerado um aprimoramento do molde de Rutherford, explique o porquê dessa afirmação.

Pois ele introduziu a ideia que os elétrons orbitam em orbitas quantizadas ao redor do núcleo.

Postulou que os elétrons só poderiam ocupar orbitas fixas com energia quantizada emitindo ou absorvendo energia ao saltar essas orbitas - teoria quântica de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (428.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com