A Logica Para Concurso
Por: Jader Vieira • 19/6/2019 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
ANM
A árvore de natal nada mais é que um sistema inteligente de válvulas instalado para controlar o fluxo de extração de petróleo e gás dos poços. Sua principal função é distribuir o petróleo para os equipamentos que fazem parte do processo de refino do produto. As árvores de natal podem ser instaladas a até 2 mil e quinhentos metros de profundidade e, dependendo da vazão, podem bombear de 5 mil a 15 mil barris de petróleo por dia. Seu uso não se limita apenas a exploração submarina, existe a árvore de natal seca por exemplo para exploração em terra.
[pic 1]
[pic 2]
Componentes da ANM:
[pic 3]
Cada componente desempenha uma função, como a válvula DHSV, válvula de segurança que fecha o poço a sinal de vazamento de gás. Umbilical de controle por onde chega fluidos de produção, potência hidráulica para acionamento de válvulas onde essa potência é mantida na HPU.
Fabricantes
Os fabricantes de ANM no Brasil são: BAKER/HUGHES; NATIONAL; EQUIPETROL; MIC; VILLARES/SADE VIGESA; ABB/VETCO; CAMERON; CBV/FMC; AKER e DRIL-QUIP.
Interface
[pic 4]
Caso seja necessários reparos na ANM, o mesmo pode ser feito por ROV( robô submarino) ou mergulhador, nesse ultimo caso para lamina de água de no máximo 300m.
Manifolds
Simplesmente um controlador e distribuidor de fluxo. A produção da ANM chega ao manifold que direciona o fluxo para a UEP.
[pic 5]
Seu uso pode baratear uma produção, pois reduz o número de linhas, antecipa produção entre outros aspectos.
[pic 6]
Sua instalação é através de um guindaste via balsa ou por movimento de pendulo.
O comando é via navio, existem unidades de controle tais quais podemos citar:
Equipamentos de superfície
Estação controle central(MCS)
Unid. alimentação elétrica(EPU)
Modem (modulador/demodulador)
Unid. aliment hidráulica(HPU)
Equipamentos submarinos
Módulo Distribuiç Elét/Hid (EHDM)
Módulo Contr. Submarino (SCM)
Sistema de distribuição submarina
Sensores Remotos.
Linhas flexíveis
Linhas flexíveis são dutos que conduzem fluidos, umbilicais. Na pratica, a linha flexível tem um diâmetro menos que um duto rígido, se adequa melhor ao solo marinho, custo mais elevado devido a tecnologia que faz flexionar.
Formada por oito camadas, sendo a camada mais interna a carcaça metálica entrelaçada que resiste a tensão axial, corrosão e pressão dos fluidos, pois está em contato direto com o mesmo. A capa mais externa chamada de capa externa é a capa de proteção, contra maritimidade e choques de linha.
Composta por uma série de componentes, tais como: Valvulas, boias e flutuadores, conectores, restritores de curvatura, enrijecedores.
O navio PSLV solta as linhas flexíveis enrroladas em carreteis, que serão ligadas da UEP para o manifolde, recebendo dois nomes riser e flowlines diferenciadas pela sua posição no leito marinho.
A preocupação das linhas flexíveis é com os esforços solicitantes, como os dinâmicos por exemplo(ondas, passeio UEP, cruzamento de linha), usa-se boias e flutuadores para aliviar o peso.
...