A Melhoria de Zincagem
Por: antonio.celso • 14/2/2020 • Relatório de pesquisa • 331 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Diminuição do consumo de Zn na galvanização.
No gráfico abaixo pode verificar a redução do consumo de Zn nos meses de junho e julho devido alterações no processo de adição da Liga de Al no banho de Zn.
[pic 1]
O aumento do consumo Al diminui o consumo do Zn pois o Al inibe a formação de fases, ou seja, a camada de Zn tende a ficar menos espessa conforme descrito no gráfico abaixo
[pic 2]
O Al tem a função de realizar a interface entre o Zn e o substrato (peça) mas além desta função ele também possui outras funções:
- Reduzir a ocorrência de borra (boton dross) por ter mais afinidade com Fe do que o próprio Zn gerando o Fe2Al5 que é também conhecida como a borra de superfície.
- O Al também tem o papel de inibidor nas formações de fase da liga.
- Pelo fato de possuir maior afinidade com o ferro do que o próprio Zn a formação de Fe2Al5 ocorre com maior frequência.
Na empresa que fiz a consultoria a adição de Alumínio no banho é eficiente, porém alguns cuidados deverão ser tomados, como:
- Em tubos circulares são bem eficientes
- Em tubos quadrados já não se mostram tão eficientes -Melhorar decapagem das peças
Conforme artigos de galvanização a facilidade de decapagem em tubos circulares pelo seu formato geométrico diminui o fator de inibição do alumínio devido uma boa decapagem, já nos tubos quadrados pelo fator colamento (não há espaçamento entre os tubos) e com o alumínio em maior concentração inibe totalmente a formação do revestimento gerando pontos nus (pontos pretos), ou seja, o alumínio não é o maior fator de geração e sim a ineficiência de decapagem para este formato geométrico. Conforme citado neste relatório devemos testar o uso de correntes para amenizar o efeito “colamento” criando um espaçamento entre as peças.
A % de Al ideal para este tipo de peças é de aproximadamente 0,005%, neste valor tem menor geração de boton dross, bem como, uma maior redução no consumo de Zn.
...