A Microscopia
Por: Alessandra Bressan • 30/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
Hidrologia é a ciência que estuda o surgimento, circulação e distribuição das diferentes fases de água existentes na superfície terrestre. Além disso, também contempla o estudo das propriedades físicas e químicas da água, assim como sua interação com o meio ambiente e com os seres vivos nele presentes. Este estudo tem como principal alicerce o balanço hídrico no planeta Terra, utilizando de fundamentos físicos, hidraúlicos e estatísticos.
Além do mais, este estudo auxilia muito no entendimento da formação de rios, lagos, aquíferos e oceanos existentes no planeta, e por conta disso, se faz necessário também o conhecimento do melhor manejo de água no espaço, haja vista que a água é base para manutenção das variadas formas de vida na Terra. Ainda, uma vez que é tão discutida a escassez de água no Brasil e no mundo, a hidrologia é considerada também de grande importância para o ser humano.
Dentro deste cenário, as bacias hidrográficas são constituintes naturais do estudo de ecossistemas, estando formadas por um conjunto de características físicas e morfológicas que permitem a drenagem da água, de precipitações, para um local, denominado exutória.
Estas bacias hidrográficas apresentam características próprias muito importantes, de forma que todo o planejamento de terra em seu entorno deve considerar o estudo hidrológico da mesma. As características morfométricas de uma bacia são os primeiros aspectos a serem determinados em uma análise hidrológica ou ambiental. Com estes elementos, um dos principais objetivos da hidrologia é a contribuição de diversas formas à sociedade, por meio do auxílio no dimensionamento de projetos de reservatórios e barragens, gestão de obras urbanas e hidráulicas, e prevenção de enchentes.
Para a avaliação de uma bacia, é desejável a obtenção de conhecimentos básicos do softwareArcGIS. Este programa representa uma plataforma de estudo para análises e soluções de problemas através do conhecimento georreferenciado. Neste âmbito, um dos objetivos do trabalho é desenvolver conhecimentos quanto ao software, examinando características físicas e morfológicas de uma bacia hidrográfica, definida previamente como de quinta ordem, situada no município de Rancho Queimado, no Estado Santa Catarina.
Com o auxílio o programa, pretende-se também diagnosticar esta área quanto ao planejamento dos recursos hídricos, por meio da determinação de diversos dados e índices, como o perímetro total (P), a área (A), a largura média (B), o fator de forma (F), e o índice de compacidade (Kc). Além disso, serão estimados o comprimento do rio principal (L), a densidade de rios (Dr) e a densidade de drenagem (Dd). Também será possível plotar gráficos a partir da taxa de bifurcação calculada, traçar a declividade da bacia hidrográfica e ainda, gerar sua curva hipsométrica, que auxiliará na determinação da altitude média (Hm) e mediana (Hm*). Por fim, serão delineados o perfil longitudinal do rio principal, bem como suas declividades média e mediana.
2. DESENVOLVIMENTO
Os dados iniciais deste trabalho foram encontrados através do endereço eletrônico da Epagri/CIRAM. A partir da Mapoteca Topográfica Digital de Santa Catarina, foi possível a obtenção da carta topográfica desejada com diversos elementos no formato shapefile, de forma a ser possível trabalhar com a mesma no ArcGIS.
Para a pesquisa da carta escolhida pelo grupo, foi selecionada a carta referente à região de Rancho Queimado, que possui escala de 1:50000. Através da Figura 1, é possível verificar a localização da carta topográfica em questão no mapa de Santa Catarina, que está entre as regiões do Vale do Itajaí e do Litoral Centro, e onde a bacia hidrográfica escolhida está localizada.
Figura 1: Mapa de Santa Catarina - em vermelho, a Carta de Rancho Queimado.
Fonte: Mapoteca Digital de Santa Catarina.
Após fazer o download dos dados necessários para o trabalho com a carta de Rancho Queimado, foi possível transportar estas informações para o ArcMap, como observado através da Figura 2.
...