A Modelagem de Sistemas UPE
Por: Guilherme Barros • 10/12/2021 • Exam • 561 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1] | Universidade de Pernambuco Departamento Engenharia Controle e Automação Disciplina: Modelagem de Sistemas Dinâmicos Prof.: Kenia Carvalho Primeira Avaliação | |
Matrícula | Nome: Grupo 4 | Nota |
Grupo 04:
- Modele o sistema abaixo descrevendo as equações diferenciais no domínio do tempo (t) e domínio da frequência (s).
[pic 2]
- Encontre as equações no (t) do tempo e no espaço da frequência (s), para o sistema de engrenagens e eixo mostrado na figura abaixo. Em seguida encontre a função de transferência do motor sabendo que: ele desenvolve 55 N-m de torque a uma velocidade de 600 rad/s quando 12 volts são aplicados; A inércia e amortecimento da armadura são 7kg-m2 e 3N-m-s/ rad, respectivamente.
[pic 3]
- Encontre a Função de transferência da corrente na malha 3 em relação a entrada de tensão.
[pic 4]
- Considere um modelo de meio carro mostrado figura abaixo, em que IC é o momento de inércia de massada carroceria do carro em torno do eixo de inclinação, mb é a massa da carroceria, mf é a massa do conjunto roda dianteira-pneu-eixo, e mr é a massa do conjunto roda traseira-pneu-eixo. Cada um dos conjuntos roda-pneu-eixo dianteiro e traseiro é representado por uma massa-mola-sistema de amortecimento. A entrada é a força f, e o carro passa por um movimento vertical e de inclinação. Modele o sistema no domínio o tempo da frequência.
- [pic 5]
- Um cilindro hidráulico é usado para mover uma haste, de massa nula, que puxa a massa M para direita, como mostra afigura abaixo. Dadas :as vazões : as pressões a área A do pistão; e a massa M. Encontre a função de transferência , sabendo que o pistão provoca o torque na haste no sentido anti-horário, fazendo a massa deslocar de uma distância . O embolo, de área A move-se dentro da camisa do pistão, devido a diferença de pressão do fluido contido nas suas câmaras ( e A massa está presa à haste num ponto localizado a uma distância de seu centro de giro. O comprimento total da barra é igual a .[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14]
- Considere o sistema de nível de líquido de dois tanques mostrado na Figura abaixo. O líquido é bombeado para os tanques 1 e 2 através de válvulas de resistências lineares R1 e R2, respectivamente. As áreas da seção transversal dos dois tanques são A1 e A2, respectivamente. O líquido flui do tanque 1 para o tanque 2 através de uma válvula de resistência linear R3 e sai do tanque 2 através de uma válvula de resistência linear R4. A densidade ρ do líquido é constante. Encontre:
- As funções de transferência dos tanques em relação à de entrada;[pic 15]
- Qual seria a relação entre as alturas dos tanques, para que o tanque 2 mantenha uma altura constante?
- Encontre a equação diferencial do tanque 1 e calcule qual seria a constante de tempo do tanque.
[pic 16]
- Modele o tanque abaixo em função sua capacitância o tanque, sabendo que sua densidade é constante e que o escoamento pelo rasgo é laminar e o coeficiente de descarga é da ordem de 0,33, que uma constante adimensional.
[pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com