A Organização e Coordenação de Bombeiros Civis
Por: WillianRMoreira • 1/3/2023 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 51 Visualizações
Disciplina: Organização e Coordenação de Bombeiros Civis.
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de Arquivo.
Pontuação: 15 pontos.
Tarefa 4
A falta de corpos de bombeiros providos pelo poder público estimulou a criação de grupos de bombeiros voluntários em inúmeros municípios brasileiros.
Esta iniciativa surgiu na Região Sul do país, e a agregação das sociedades de bombeiros civis fortaleceu o modelo, contribuindo para sua expansão, que gerou a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc) e a Federação Sulriograndenese de Bombeiros Voluntários (Voluntersul).
No entanto, se compararmos o número de municípios brasileiros com postos de bombeiros ao número dos municípios de outros países conforme exposto no seu material de estudo, observa-se que a falta de postos em municípios do Brasil é incomparavelmente maior.
Os últimos estudos informam que pouco mais de 14% das 5.570 cidades brasileiras possuem Corpo de Bombeiros Públicos, baseado nisso responda as questões abaixo:
- Você acredita que os Bombeiros Civis e Corporações de Bombeiros Voluntários possam ser uma alternativa para melhorar essa deficiência?
Sim, acredito que seria uma ótima alternativa para cidades/municípios de regiões interioranas com populações menores, onde esse tipo de serviço/socorro possui um tempo muito superior, por dependerem de pessoas que normalmente não possuem instruções em combate e prevenção de risco, e de cidades vizinhas maiores que normalmente estão a 40/50 minutos de distância.
- Isso significaria um aumento no número te atendimento a situação de emergências e traria segurança para as populações menos atingidas por corpos de bombeiros, evitando desta forma perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente?
Sim, com certeza, porém isso envolve uma administração melhor das contas públicas, buscando realizar investimentos na área de segurança de cada região.
- E quais os pontos positivos e dificuldades para implantar essa alternativa?
Seria uma ótima alternativa para municípios que não possuem esse recurso.
Pontos positivos:
- Defesa Civil
- Preservação do Meio Ambiente (combate em queimadas)
- Preservação patrimonial
- Preservação/salvamento de vidas
- Trabalho Social
- Mesmos serviços associados aos Bombeiros Militares
Pontos negativos:
- Falta de respaldo em legislações trabalhistas
- Forma de implantação
- Investimento em equipamentos
- Remuneração desses profissionais (Bombeiros Voluntários)
- Situações de risco de vida desses profissionais
- Por fim, como você vê a profissão de bombeiro profissional civil no atual momento, e qual sua projeção para o futuro?
Atualmente a profissão vem crescendo no mercado, com um aumento de 3,15% nas contratações formais, carteira assinada, em regime integral de trabalho, creio que a projeção para o futuro, visando os históricos de acidentes envolvendo sinistros e seguradoras, cada vez mais rígidas, para grandes centros comerciais e logísticos, o mercado de trabalho, para o Estado de São Paulo, onde tenho convívio, deve melhorar, porém ainda não é uma cultura brasileira ter essa segurança e preocupação em indústrias e comércios de pequeno porte.
...