A Precipitação Média Anual em Parauapebas
Por: Glauber Ponte • 11/6/2022 • Trabalho acadêmico • 836 Palavras (4 Páginas) • 67 Visualizações
[pic 1]Saneamento
Questão 01
Como engenheiro (a) civil que presta consultorias em saneamento para prefeitura de Parauapebas (PA). Dessa vez, a prefeitura te contratou para realizar dois serviços: um deles para escolher uma solução para abastecer uma comunidade distante com água potável, pois a água da concessionária não conseguirá abastecer essa comunidade.
Por isso, você indicou a construção de cisternas para a captação das águas de chuva como alternativa para abastecimento de água potável dessa comunidade. Utilizando o Método Azevedo Neto, dimensione a capacidade da cisterna para as residências do programa de habitação da comunidade, em m³, sabendo que:
- Precipitação média anual em Parauapebas: 1564,0 mm;
- Área da coleta em projeção: _____ m², onde a área será igual aos últimos 3 números do seu R.A. (Exemplo, seu RA é ABCDEFG, logo a área de coleta da sua resposta será FG m²);
- Meses de pouca chuva ou seca: junho, julho, agosto e setembro.
Lembre-se:
- Referencie sua resposta com base em artigos, livros ou normas.
- Se identificadas situações de cópia ou plágio, sua questão será anulada.
Resolução
Dimensionamento do Reservatório segundo Método Azevedo Neto
[pic 2]
P é o valor numérico da precipitação média anual, expresso em milímetros (mm);
T é o valor numérico do número de meses de pouca chuva ou seco;
A é o valor numérico da área de coleta em projeção, expresso em metros quadrados
V é o valor numérico do volume de água do reservatório, expresso em litros (L).
Pelo enunciado temos,
P = 1564,00 mm
T = 4 – (junho, julho, agosto e setembro)
A = 722 m² - considerando os 3 últimos dígitos do RA 3844722.
A’= 72 m² - considerando os 2 últimos dígitos do RA 3844772
Portanto temos,
[pic 3]
[pic 4]
Questão 02
Lembrando que você é o engenheiro (a) civil que presta consultorias para a prefeitura de Parauapebas (PA), você foi contactado (a) para analisar uma nova situação dentro do saneamento básico: a possível contaminação da água de abastecimento da concessionária da cidade.
Tendo em vista os ensaios dos parâmetros de qualidade da água (tabela 1 a seguir), você como engenheiro civil da prefeitura deverá:
a) Explicar a importância dos parâmetros de qualidade da água.
b) E analisar se essa água pode ser utilizada para abastecimento, parâmetro a parâmetro.
c) Indique os possíveis tratamentos na água para que a mesma se torne apta ao consumo humano.
[pic 5]Tabela 1: Análise dos parâmetros de qualidade das águas para Amostra 1.
[pic 6]
Enunciado
Fonte: elaborada pela autora.
Lembre-se: Referência sua resposta com base em livros e normas. Se identificadas situações de cópia ou plágio, sua questão será anulada.[pic 7]
Resolução
- Como é sabido as águas provem do ambiente natural, e contém muitos componentes do ambiente ou ainda componentes que podem ter sido introduzidos no sistema.
Para averiguar a qualidade da água, foram estabelecidos alguns parâmetros de qualidade, que representam as qualidades físicas, químicas e biológicas da água estudada.
Portando, quando algum desses parâmetros não se enquadram dentro dos limites estabelecidos a qualidade da água é posicionada como impura.
- Turbidez - presença de matéria em suspensão na água, como argila, silte, substâncias orgânicas finamente divididas, organismos microscópicos e outras partículas. O padrão de potabilidade: turbidez inferior a 5 unidade.
Portanto com 100 μT supera o limite de 5 μT.
Temperatura - medida da intensidade de calor; é um parâmetro importante, pois, influi em algumas propriedades da água (densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido), com reflexos sobre a vida aquática. A temperatura pode variar em função de fontes naturais (energia solar) e fontes antropogênicas (despejos industriais e águas de resfriamento de máquinas).
...