A INFRAESTRUTURA DAS VIAS DE ACESSO AO POLO – UM PROJETO DE MELHORIA
Por: Elainey • 21/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 690 Visualizações
Silva Souza Elaine Aparecida (Ifba,silvasouzaelaine@yahoo.com.br)
Moreno de Ancelmo Maria Iracema (Ifba,miracemarso@yahoo.com.br)
A INFRAESTRUTURA DAS VIAS DE ACESSO AO POLO – UM PROJETO DE MELHORIA
Resumo
Este trabalho abordou a questão dos problemas que tem surgido nos últimos tempos, acontece que na av. Eunápio Peltier de Queiroz área de maior movimentação e impacto direto e indireto da população remansense é observada a grande necessidade de implantação de sinalização de semáforos devido o sobre carregamento da infraestrutura urbana por conta do aumento de transportes motorizados e não motorizados que tem causado muitos transtornos principalmente nos horários comerciais tem provocado vários acidentes deixando graves conseqüências que vai desde pernas e braços quebrados, mutilações e muitas vezes leva a óbito. A realização desse projeto trará grande melhoria à população que necessita de confiança ao atravessar a faixa para pedestres, e aos motoristas a consciência de que a educação no transito pode salvar vidas evitando danos à sociedade de modo geral.
Palavras Chaves: Sinalização, Segurança e Obra Pública.
1.0 Introdução
Diante do problema exposto e para que haja uma possível sinalização no transito de qualquer município, faz-se necessário manifestar a importância de um eficiente gerenciamento, analise da solicitação, critérios para a melhor escolha na implantação dos semáforos se necessário. Os semáforos são dispositivos de controle de trafego que alternam o direito de passagem aos veículos e pedestres, e a falta do mesmo acaba por trazer a população grandes transtornos. O projeto de sinalização também pode contribuir ressaltando sua importância como ferramenta de comunicação visual que após informações levantadas e feito a analise para determinar a localização das áreas onde serão implantados os semáforos, sendo feita a melhor escolha para atender as necessidades da sociedade com garantia de que terá um transito em condições segura. É importante ressaltar que a escolha do fornecedor não deve levar em consideração apenas o preço final, mas também a qualidade dos produtos, tempo de execução, cumprimento dos prazos e atendimento, se os objetivos propostos foram cumpridos satisfatoriamente e se suscitaram outras questões relacionadas direta ou indiretamente ao desenvolvimento de projetos de sinalização mesmo após sua implantação. Os resultados serão para a sociedade em geral uma grande melhoria na qualidade de vida de todos os usuários.
2.0 Desenvolvimento
Este projeto pretende discutir o assunto relativo à instalação de semáforos nas áreas urbanas de maior movimento no nosso município, ressaltando também a sua importância para a qualidade e boas condições do trafego urbano em nossa cidade. Serão apresentadas teorias metodologias visando mostrar que os semáforos são dispositivos de controle de trafego que alternam o direito de passagem aos veículos e pedestres, liberando ou retendo a passagem dos mesmos no momento adequado. O objetivo do projeto é compreender e apresentar de forma clara, objetiva e pratica o processo de criação de um projeto de sinalização, levando em consideração seus elementos e as etapas envolvidas em seu desenvolvimento. Para solucionar certos problemas presentes na área central da comunidade remansense que abrange desde a Av. Eunápio Peltier de Queiroz o centro propriamente dito (Centro Comercial) e as vias que compõem o Mercado Municipal da cidade são necessários à criação de projetos. Tomando aqui a definição de Davis eT. aL. (2001, p. 360): Um projeto é simplesmente um empreendimento organizado para alcançar um objetivo específico. [ ] ... é uma série de atividades ou de tarefas relacionadas que são, geralmente, direcionadas para uma saída principal e que necessitam um período de tempo significativo para sua realização. Conforme já exposto anteriormente um projeto qualquer é um esforço temporário, ou seja, tem começo meio e fim. Ele existe com o propósito de se criar um produto, um serviço ou um resultado único. Sabe-se que qualquer atividade operacional que está vinculada a coisa pública engloba uma série de requisitos burocráticos, como a presença constante de controle, fiscalização rigorosa, inclusive a questão da probidade administrativa, ou seja, tudo precisa estar dentro da legislação, vigente, implementado por todos os preceitos legais para que um empreendimento do porte acima citado possa vir a atender as necessidades da população afetada. Sabendo que um projeto dessa dimensão necessita de planejamento orçamentário, pegando aqui o entendimento citado por Ávila (2003) que orçamento público, é uma imposição legal que representa um instrumento gerencial de administração publica, que visa atender a todas as necessidades da sociedade em um determinado período de tempo, levando em consideração as ações da questão publica.
...