A Taxa de Infiltração
Por: Isabelbeatrizutf • 16/11/2022 • Relatório de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo-PR Engenharia Civil | [pic 2] |
RELATÓRIO DE AULA
PRÁTICA DE TAXAS E CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO
Prática realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como requisito para aprovação na disciplina de Hidrologia
Professor: Wagner Alessando Pancera
Isabel Beatriz Feiden da Costa
RA 2158817
Novembro, 2022
Toledo-PR
- OBJETIVO
O objetivo do referido trabalho está em aplicar os conceitos sobre infiltração, capacidade de infiltração, taxa real de infiltração e equação de Horton vistos em sala anteriormente.
- INTRODUÇÃO
Na disciplina de hidrologia entendemos a infiltração como a passagem da água da superfície para o interior do solo que pode depender da quantidade de água disponível para infiltrar, da natureza do solo e da quantidade de ar ou água já presente no interior do solo.
Os parâmetros estudados em sala referente a infiltração são a capacidade de infiltração e a taxa real de infiltração, onde a capacidade de infiltração f é o potencial que o solo tem de absorver água pela superfície em um determinado tempo, por isso sua unidade de medida é geralmente expressa em mm/h ou mm/dia, diferente da taxa real de infiltração que só representa a capacidade de infiltração a partir do momento em que se tem a saturação da camada superficial do solo.
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Nossa prática foi realizada ao ar livre entre os blocos C e E já que o objetivo era determinar a capacidade de infiltração dos solos e pavimentos expostos as condições de sol e chuva; as cinco análises foram realizadas distintamente por grupos de alunos, com duas análises em pavimentos drenantes, os pavers e três análises em solo com grama exposto e compactado.
Em ambos nossos equipamentos para realização do estudo foram em geral materiais simples, como:
- Tubo de PVC;
- Régua;
- Água;
- Balde;
- Temporizador/cronômetro;
- Pó de vidro.
O tubo de PVC utilizado no paver possuía um diâmetro de 30 centímetros enquanto os utilizados no solo com grama 15 centímetros de diâmetro.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A prática foi iniciada com a determinação pelo professor das localizações do solo a ser estudado, após isso nos dividimos em 5 grupos a fim de conseguirmos realizar todos os experimentos no horário de aula.
Com o objetivo de determinarmos a capacidade de infiltração, determinados os pontos de estudo e fixada a régua adicionávamos água em períodos de tempo pré-determinados os quais foram diferentes para 4 deles.
O experimento teve a duração de 60 minutos e o intervalo de tempo entre as medições foi de 5 minutos, sendo que a taxa inicial de medição foi diferente entre os tubos de 30 cm de diâmetro (análises nos pavers) e 15 cm de diâmetro (análises no solo compactado e solo com grama).
Por meio da inserção de dados no Excel utilizando a equação empírica de Horton buscamos descrever o comportamento da infiltração da água no solo
F = fc + (fo – fc) • e −bt
Onde:
- F é a taxa de infiltração (mm/h);
- fc é a taxa de infiltração em condição de saturação (mm/h);
- fo é taxa de infiltração inicial (mm/h);
- t é o tempo (minutos);
- b é um parâmetro determinado a partir de medições no campo (1/min);
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Experimento 1 – Tubo de PVC Paver antigo
[pic 3] [pic 4]
Figura 1 : Experimento em paver antigo
[pic 5]
Tabela 1: Valores taxa infiltração Equação de Horton
- Experimento 2 – Solo + Grama
[pic 6] [pic 7]
Figura 2: Experimento solo com grama
[pic 8]
Tabela 2: Valores taxa infiltração Equação de Horton para Solo + Grama
- Experimento 3 – Solo exposto e compactado
[pic 9] [pic 10]
Figura 3: Experimento Solo compactado
[pic 11]
Tabela 3: Valores taxa infiltração Equação de Horton para Solo compactado
...