A Usinagem
Por: eloysareinert • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
De acordo com relatos do artigo PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS da Universidade de Campinas, dentre os processos citados a USINAGEM tem alguns diferenciais bem importantes, onde a FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO PLASTICA e SOLDAGEM não conseguem chegar.
A Usinagem destaca-se pelos seguintes aspectos:
Trabalhos personalizados com acabamento e dimensões precisas;
Custo mais baixo de Fabricação em série;
A partir de um bloco de metal, conseguimos fabricar uma ou mais peças.
Como funciona o PROCESSO DE USINAGEM?
A forma mais simples de se entender este processo, seria pensar na ação de uma FERRAMENTA DE CORTE furando, desbastando, faceando... um bloco metálico produzindo os CAVACOS.
[pic 1]
A parte técnica:
Condições:
Movimento de Corte – Peça e Ferramenta de movimentam-se, removendo cavacos;
Movimento de Avanço – É a repetição do movimento de corte, dando uma sequência contínua na remoção de cavacos;
Direção de Corte – Direção instantânea do movimento de corte;
Direção de Avanço – Direção instantânea do movimento de avanço;
Plano de Trabalho – Plano que contém as direções de corte e avanço;
Velocidade de Corte – Precisamos calcular, pois para cada material, ferramenta e diâmetro da peça, temos uma velocidade de corte diferente, tudo isso para a maior preservação da ferramenta.
Dentro dessas condições conseguimos observar que todos os processos estão altamente interligados, um dependendo do outro.
Processos de Usinagem:
Torneamento: Utilizado para fazer remoção de muito cavaco que seria a parte do desbaste, ou para o acabamento, onde a remoção de cavaco é muito pequena.
Furação: Destinado a fazer furos, geralmente cilíndricos, numa peça, com auxílio de uma ferramenta, geralmente multicortante. Uma curiosidade deste processo, é que geralmente ele é o processo mais demorado, por questão do RPM que não pode ser tão elevado devido à resistência das ferramentas e o acabamento dos furos.
Aplainamento: Assim como o torneamento é um processo para desbaste e acabamento, pode ele ser realizado na horizontal ou na vertical.
Fresamento: Um dos processos mais completos, realizado pela ferramenta fresa, com arestas multicortantes. As mais sofisticadas precisam apenas de uma fixação inicial do material bruto, todos os lados são feitos com o eixo girando, com a troca de ferramentas efetuada através de um armário de ferramentas.
Brochamento: Consiste na usinagem linear e progressiva da superfície de uma peça mediante uma sucessão ordenada de arestas de corte. A ferramenta utilizada é a Brocha e a Máquina é Brochadeira. Teve início nos Estados Unidos, é um processo rápido, não necessitado mão de obra especializada e tem baixo custo.
...