TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIBRAÇÃO DE MÃOS E BRAÇOS

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Defina o termo "Manutenção" e descreva os principais Tipos de Manutenção, exemplificando-os.

Manutenção é atuar no sistema (de uma forma geral) com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos. CORRETIVA NÃO-PLANEJADA: ação após a ocorrência, sem planejamento (consertar após a quebra); CORRETIVA PLANEJADA: ação planejada, função de inspeção ou acompanhamento preditivo (resultado de inspeção regular para evitar quebras); PREVENTIVA: ação planejada com intervalos definidos em plano (troca de óleo); PREDITIVA: Inspeção/acompanhamento dos parâmetros físicos (peças são trocadas antes de apresentar defeito, em função do tempo máximo de falhas) apresenta melhor resultado, pois intervém o mínimo possível sistema; DETECTIVA: inspeção para detecção de falhas ocultas (inspeção veicular anual, inspeção de bombas de incêndio.

  1. Quais são os principais parâmetros a considerar na Gestão da Manutenção?

Confiabilidade e manutenção proativa, análise de falhas, otimização da manutenção, integração de máquinas, gerenciamento de condições, conhecimento de ativos.

Confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequado.

  1. Descreva brevemente o histórico das funções de Manutenção, pontuando os principais conceitos.

Até 1950 manutenção corretiva, era a realização de um reparo corretivo. Na década de 50, Manutenção preventiva, reparo corretivo, gestão mecânica da manutenção e manutenções preventivas. Década de 60, Manutenção do Sistema de Produção, reparo corretivo, gestão mecânica da manutenção, manutenções preventivas, visão sistemática, manutenção corretiva com implementação de melhorias e prevenção da manutenção. Década de 80, Manutenção Produtiva Total (TPM), reparo corretivo, gestão mecânica da manutenção, manutenções preventivas, visão sistemática, manutenção corretiva com implementação de melhorias, prevenção da manutenção, Manutenção preditiva, Abordagem participativa e Manutenção autônoma.

  1. Em que consiste o conceito de Gestão de Ativos, e como este se relaciona com o Conceito de Gestão de Manutenção? Gestão de ativos é a atividade coordenada de uma organização para obter valor dos ativos. É o gerenciamento de forma ótima e sustentável de seus ativos, desde um projeto, aquisição, treinamentos, até sua manutenção e disposição final. A gestão da manutenção está englobada na gestão de ativos, pois trata diretamente do desempenho dos equipamentos e interfere nos custos da empresa.
  2. De que maneira poderia avaliar a Gestão de Ativos na sua organização? Na organização onde trabalho ainda não há uma boa gestão de ativos. Tudo é muito descentralizado e a parte de manutenção não tem nenhuma interação com outras unidades que tratam da gestão de ativos desde a sua aquisição.
  3. Descreva pelo menos 4 (quatro) boas práticas da Gestão da Manutenção, justificando-as.

Eliminação das falhas, ocorridas e potenciais, através da análise da causa básica, acoplada a esforço de reparo de qualidade, atuando de forma integrada com a operação e a engenharia, na busca de soluções – reduzindo falhas, reduz-se paradas e evita-se custos desnecessários.

Ênfase na manutenção preditiva, acoplada a software de diagnóstico, com monitoramento das condições operacionais – prevenir falhas, predizendo as condições dos equipamentos.

Utilização de pessoal qualificado e certificado – evitando o mau uso dos equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com